Este evento já ocorreu

Sinfônica de Piracicaba fará concertos acessíveis a deficientes visuais

Foto: Rodrigo AlvesNos meses de setembro e outubro, os concertos vespertinos da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) contarão com recursos de audiodescrição. A adoção da tecnologia assistida foi pensada para aproximar a música erudita dos deficientes visuais, sejam pessoas cegas ou com baixa visão. As sessões com o uso da ferramenta acontecem às 17h30, no último sábado de cada mês, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, sempre com entrada gratuita.

As sessões serão realizadas em 28 de setembro, quando a regência será do maestro Jamil Maluf e o solista, ao piano, será Aleyson Scopel. Estão no programa as obras Suíte Lírica, de Grieg, e Concerto para Piano nº1, Op.23, de Tchaikovsky. Em outubro, no dia 26, o concerto terá como regente o maestro convidado Thiago Tavares. As obras são Suíte Masquerade, de Khachaturian, Suíte Vila Rica, de Camargo Guarnieri, e Festa no Céu, de Ernst Mahle. Neste caso, o concerto será em homenagem ao maestro Ernst Mahle pelos 90 anos e comemorativo dos 65 anos da Caterpillar no Brasil.

Embora as sessões se iniciem às 17h30, a recomendação é que as pessoas com deficiência cheguem com 30 minutos de antecedência, para a retirada dos fones de ouvido. Será preciso deixar um documento com foto temporariamente pela posse do equipamento.

A audiodescrição começará cinco minutos antes dos concertos. O profissional transmitirá as notas proêmias, que irão contextualizar e situar sobre o ambiente, as características do auditório, palco, cortinas, público, disposição da orquestra, posição do regente, dos instrumentos, entre outros.

Informações sobre o evento

Datas e horários

28/09/2019–26/10/2019 17:30

Local

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

Av. Independencia, 277

CEP 13419-160

Piracicaba, SP

  • (19) 3433-3264
  • Site

Ingressos

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta