Casa do Artesão será reaberta no próximo final de semana

casa do artesãoNo próximo final de semana, dias 09 e 10 de maio, acontecerá o evento de reabertura da Casa do Artesão, com apresentações musicais gratuitas ao ar livre, oficina de pintura em M.D.F, distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, e exposição e venda de orquídeas e artesanatos.

No sábado (09), o evento terá início às 11h, com apresentação musical da Banda União Operária e exposição e venda de orquídeas e artesanatos. Às 12h, acontece a cerimônia oficial de abertura da Casa do Artesão, e às 14h, terá início a oficina de pintura em M.D.F. Para participar da oficina basta se inscrever no dia e local do evento, a partir das 11h. A oficina será gratuita, com vagas limitadas, que serão preenchidas por ordem de chegada. Na sequência, das 15h30 às 16h30 haverá a apresentação da Banda Máfia do Jazz, e às 17h, o evento será encerrado.

No domingo (10), das 11h às 17h, haverá exposição e venda de orquídeas e artesanatos, e das 15h30 às 16h30, uma apresentação musical da Banda Máfia do Jazz. Nos dois dias de evento, a partir das 15h, haverá distribuição gratuita de pipoca e algodão doce para o público que estiver prestigiando o evento.

A Casa do Artesão, que é de responsabilidade da Setur, foi reformada para se tornar um importante centro de qualificação e promoção do artesanato da cidade e funcionará como um espaço de fomento e divulgação do artesanato e artesãos de Piracicaba. A área interna será organizada para exposição de artesanato de diversas técnicas locais e regionais; e a área do entorno, para atividades como oficinas de artesanato, eventos, exposições artísticas e apresentações musicais, que tragam valorização e uso público para o local, que é um dos pontos turísticos para ser visitado no complexo da Rua do Porto.

A Casa do Artesão fica à Av. Alidor Pecorari, s/nº, na Rua do Porto. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Secretaria de Turismo de Piracicaba, pelo telefone (19) 3403-1270.

Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba

O Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba é um projeto de gestão do artesanato da cidade que se iniciou em 2013, no atual governo, com o objetivo de organizar e fomentar o artesanato local. O Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba conta com ações importantes como a expansão dos pontos de venda; a qualificação do artesão com oficinas; a revitalização do espaço de exposição para realização de eventos, que fomentem o local e divulguem o artesanato e também a cidade.

A reabertura da Casa do Artesão, como centro de qualificação e promoção do artesanato da cidade, faz parte do Plano de Governo do prefeito Gabriel Ferrato, com a meta de realizar investimentos de integração do complexo turístico da Rua do Porto, por meio da revitalização dos espaços públicos para visitação. A gestão e uso do espaço serão realizados pela Setur e artesãos de forma conjunta, com o objetivo de aumentar a divulgação e venda do artesanato da cidade, e também de aumentar o fluxo de visitação do local, por meio da realização de oficinas e eventos na praça do entorno da Casa do Artesão.

Inscrições para a Casa do Artesão: terminam dia 07 de maio

Continuam abertas, até o dia 07 de maio, as inscrições para os interessados em participar do Programa de Artesanato da Prefeitura Municipal de Piracicaba. Para participar o candidato deverá residir na cidade de Piracicaba, não ser credenciado em nenhum ponto de venda ou feira de artesanato, e nem possuir empresa ou ponto comercial na cidade.

Estão abertas 30 vagas para a “Casa do Artesão”, porém divididas por técnica, sendo: 03 vagas – Biscuit; 02 vagas – Bordado; 03 vagas – Cerâmica; 01 vaga – Crochê; 02 vagas – EVA; 02 vagas – Macramê; 03 vagas – Marchetaria; 03 vagas – Palha de milho; 02 vagas – Pintura temática; 02 vagas – Reciclagem; 02 vagas – Tear; 02 vagas – Tricô; 02 vagas – Patchwork; e 01 vaga – Decoupage.

A distribuição das vagas será feita por consenso do grupo ou sorteio, levando em conta que existem 15 vagas para a loja da Casa do Artesão e 15 vagas para a loja da Rodoviária. O local de trabalho dos artesãos será definido após o período de inscrições e de avaliação.

Os interessados poderão se inscrever por meio do preenchimento de uma ficha de cadastro na Secretaria Municipal de Turismo, localizada à Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – 8º Andar (Centro Cívico). No ato da inscrição o profissional deverá preencher a ficha de cadastro e apresentar a seguinte documentação exigida pela Coordenação do Artesanato da SETUR: fotocópias do CPF, RG, comprovante de residência e 02 (duas) fotos recentes 3×4.

Após o encerramento do período de inscrição, a Setur iniciará a convocação dos inscritos para um teste, que será realizado em data e hora agendada pela organização, para que seja avaliada a habilidade do artesão em executar a técnica na qual se inscreveu. Mais informações pelo telefone (19) 3403-1275.

Serviço:
EVENTO DE REABERTURA DA CASA DO ARTESÃO

Dia 09/05/2015
11h às 17h – Exposição e venda de orquídeas e artesanatos
11h às 12h – Banda União Operária
12h – Cerimônia de abertura
14h – Oficina: Pintura em M.D.F (Inscrições no dia e local do evento, vagas limitadas)
15h30 às 16h30 – Banda Máfia do Jazz
a partir das 15h – Distribuição gratuita de Pipoca e Algodão Doce

Dia 10/05/2015
11h às 17h – Exposição e venda de orquídeas e artesanatos
15h30 às 16h30 – Banda Máfia do Jazz
a partir das 15h – Distribuição gratuita de Pipoca e Algodão Doce

Local: Casa do Artesão – Rua do Porto – Piracicaba
Av. Alidor Pecorari, s/nº (próximo à Ponte do Morato)
Mais informações: Setur – (19) 3403-1270

Deixe um comentário