Circuito de Gastronomia do Peixe: 13 tipos de peixe podem ser encontrados nos pratos

O Circuito é a principal novidade da 9ª Festa do Peixe e da Cachaça de Piracicaba, realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur). A partir do dia 16 de outubro até o dia 14 de novembro os restaurantes participantes oferecerão pratos criados exclusivamente para o evento, contendo Peixe, ou Peixe e Cachaça e muitos apenas a Cachaça como ingrediente principal.

Já entre os dias 14 e 17 de novembro acontece a 9ª Festa do Peixe e da Cachaça, no entorno do Casarão de Turismo de Piracicaba, com ambientação em forma de vila, com restaurantes e stands de cachaçarias, e shows dos conterrâneos Craveiro e Cravinho, Orquestra de Viola e Piracicaba, duplas sertanejas, e uma tradição das músicas locais mais tradicionais, o Cururu.

Confira os horários da Festa:

Dia 14 – das 19h às 23h
Dia 15 – das 11h às 23h
Dia 16 – das 11h às 23h
Dia 17 – das 11h às 20h

O Circuito terá um guia distribuído gratuitamente na cidade com os dados de todos os restaurantes participantes. O material já pode ser retirado na Secretaria de Turismo, e também poderá ser retirado, a partir da próxima semana, nos restaurantes participantes. O projeto conta com o apoio da operadora Claro, Casa do Marquês, Buffet Andarella, Twist, Le Noblesse, Popin Moving Lights, Café Morro Grande, Fale Fácil, Revista Senhora Mesa e MBM Escritório de Ideias.

O salmão é o peixe mais usados nas receitas dos pratos participantes do Primeiro Circuito de Gastronomia da Festa do Peixe e da Cachaça de Piracicaba. Ele foi escolhido por 21 estabelecimentos e pode ser encontrado grelhado, ao molho de camarões ou em fatias de sashimi.

Em segundo lugar, empatado, temos o camarão e a tilápia, que foram usados em 10 pratos cada um. A tilápia, por exemplo, foi a escolha do Fassbier (R. Capitão José Pinto Siqueira, 280 – Unileste), que durante todo este mês e até o início da Festa do Peixe e da Cachaça na Rua do Porto, dia 14 de novembro, vai oferecer o prato “Filé de Tilápia com Cuscuz de Camarão e Molho de Cachaça”. O Gonça (R Dona Maria Elisa, 48 – Vila Rezende) elegeu o camarão como estrela do prato “Risoto de Camarão Flambado na Cachaça”.

CapaJá o abadejo foi a preferência em 7 receitas preparadas especialmente para o Circuito e o famoso bacalhau aparece na escolha de cinco restaurantes, como no “Bacalhau Santa Clara”, do Empório Santa Clara (R. Dom Pedro I, 615-Centro).

Apesar de ser um peixe famoso muito procurado pelos turistas, o filhote foi usado em apenas uma receita, no Capitão Gancho (R Alidor Pecorari, 1879 – Rua do Porto), que oferecerá durante o Circuito o prato “Lombo de Filhote, Arroz, Fritas, Salada, Pirão e Molhos”.

O pintado, famoso peixe do rio, foi a escolha de três restaurantes, como o Carro de Boi, que preparou o “Executivo de Pintado”, feito na grelha, acompanhado de legumes. Anchova, linguado, merluza, tambaqui e tainha também são peixes encontrados nos pratos inscritos.

Vale lembrar que o valor de todos os pratos não pode ultrapassar R$ 49,90.

É possível acompanhar também as receitas e notícias do Circuito e da Festa no blog: festadopeixeedacachaca.wordpress.com/

Deixe um comentário