Encerramento de curso tem exposição itinerante e palestra sobre humor

A oficina intitulada “Humor na sala de aula”, oferecida gratuitamente aos professores da rede pública de ensino durante os meses de abril e maio, será encerrada em grande estilo. O cartunista paulistano Alcy Linares Deamo ministrará, às 19h, a palestra “Humor e ilustração infantil – mostra comentada”, aos alunos, educadores e público em geral.  O evento, que será realizado no Anfiteatro da Secretaria de Educação, é uma parceria das Secretarias de Educação e Ação Cultural, Centro Nacional de Humor de Piracicaba e Diretoria de Ensino.

O curso propôs de maneira teórica e prática os principais conceitos da linguagem do humor, dando suporte para que ela seja usada como instrumento de arte e conhecimento na sala de aula e nas mais diversas áreas. “Por meio do curso, professores e alunos puderam aproximar-se do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que este ano completa 40 anos, e do Salãozinho de Humor que chega à sua 11ª edição”, justifica a Secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa.

O cartunista  Aracy trabalhou em importantes veículos de comunicação ao longo da carreira como O Pasquim, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, Exame, Veja e Isto É, e muitos outros.  O artista foi premiado em duas edições Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 1976 e 1977, e há alguns anos tem trabalhado nas comissões de seleção e premiação do evento.

Exposição itinerante – Ainda hoje, Secretaria de Educação recebe a exposição itinerante, organizada pelo CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) com 30 trabalhos da modalidade cartum. “Ao longo dos anos, os trabalhos premiados nos Salões de Humor passaram a ser patrimônios da prefeitura. O acervo da Cedhu inclui trabalhos de artistas do Brasil e do exterior”, explica o diretor do Cedhu Eduardo Grosso. A mostra será aberta ao público e permanece no espaço por pelo menos 15 dias.

Deixe uma resposta