Espetáculo reflete sobre a falta de comunicação entre casais

Monóculo 6 - Foto Edna Medici

Em tempos de comunicação digital, o espetáculo teatral Monóculo é um convite para que o público reflita sobre o real significado das relações humanas. Concebida pelo Grupo Tecelagem, de Jacareí, a peça será apresentada na quarta-feira, 19, às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. A atividade integra a programação do 9º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), que segue até o dia 23 com atrações gratuitas na cidade.

Mímica e máscaras são exploradas por Iris Yazbek e Paulo Williams para abordar a incomunicabilidade. Os atores dão vida a um casal de meia idade, que vive preso à rotina. A descoberta de um monóculo torna-se um evento revelador, que irá tirar as personagens de suas prisões e despertar fantasias, anseios e devaneios. As cenas surgem a partir das imagens criadas com o jogo dos atores e com a música, sem a utilização da fala.

O espetáculo teve sua estreia em 2011 e utiliza como suporte as formas animadas, com o foco nas máscaras. Para o trabalho o grupo contou com a parceria da doutora e pesquisadora Ana Maria Amaral, tendo a obra do filósofo e ensaísta francês Gaston Bachelard para a encenação.

Monóculo foi apresentado em setembro no Festara, em Araçatuba. No ano passado também integrou o Feste, em Pindamonhangaba; Litoral em Cena, em São Vicente; e Fenata, em Ponta Grossa. No dia 27 de novembro estará no 21º Fentepp, em Presidente Prudente.

GRUPO TECELAGEM – Nascido em Jacareí, o grupo já participou de mais de 50 festivais nacionais em diversas regiões do país. Na estrada desde 2006, surgiu com a proposta de aliar a pesquisa teatral à literatura. O ponto de partida foi a obra de Guimarães Rosa, que deu origem ao monólogo Travessia, selecionado para a mostra oficial do 5º Fentepira e apresentado em vários festivais de teatro do país.

Em 2009 vem a estreia de Velho Mar, com dramaturgia de Marici Salomão e direção de Claudio Mendel, a partir da obra do escritor norte-americano Ernest Hemingway.

Em 2012, o grupo faz o primeiro infantil, De Onde Vem as Histórias de Clarice, livremente inspirado na obra de Clarice Lispector e com texto do dramaturgo Calixto de Inhamuns. Atualmente o grupo está em processo de trabalho em sua nova montagem, a partir da  obra do escritor moçambicano Mia Couto.

PROGRAMAÇÃO – O Fentepira segue até o dia 23, com atividades no Teatro Erotídes de Campos, Praça José Bonifácio e área externa do Engenho Central. A mostra oficial traz com 11 espetáculos selecionados pelo curador Roberto Rosa. Após a apresentação estão programados debates entre os grupos de teatro, público e os debatedores Alexandre Mate e Fátima Saadi.

O 9º Fentepira é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com apoio do Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Colégio Piracicabano, Ponto de Cultura Garapa, Rádio Educativa FM, Secretaria Municipal da Educação e Centro de Comunicação Social. Todas as atrações são gratuitas.

SERVIÇO – 9º Fentepira, com o espetáculo Monóculo, do Grupo Tecelagem. Quarta-feira, 19, às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Entrada gratuita. Ingressos disponíveis uma hora antes do início do espetáculo. Duração: 60 minutos. Classificação: 12 anos. Informações: www.fentepira.com.br ou 3413-8526 e 3413-5212.

Deixe uma resposta