Fentepira divulga espetáculos selecionados para 9ª edição

Maria, sou eu - Divulgacao

Os dez espetáculos da mostra oficial do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) estão definidos pelo curador, o ator e diretor Roberto Rosa. O evento acontece de 15 a 23 de novembro com montagens de três estados brasileiros, nas categorias Adulto, Criança e Adolescente e Teatro de Rua. Com recorde no número de inscritos, a nona edição recebeu 346 peças, de 17 estados e 89 cidades.

Entre as selecionados de São Paulo, duas companhias são da capital e uma de Campinas, Jacareí, Santo André, São José dos Campos e Presidente Prudente. O escolhido de Piracicaba é o grupo Por Volta de Logo Depois. Há ainda trupes do Rio de Janeiro e Maranhão (confira a relação abaixo).

Após a escolha das peças, a comissão organizadora do Fentepira inicia o contato com os grupos para compor a programação da mostra oficial e verificar as possibilidades das atividades paralelas. Para os casos em que houver choque de agenda, a curadoria irá optar por outras montagens, a partir dos mesmos critérios que nortearam a seleção.

A exemplo das edições anteriores, a organização do festival não divulga lista de suplência. Também está em definição final os integrantes da comissão debatedora, que durante a realização do festival reúnem-se com os grupos e a plateia após cada apresentação para discutir os aspectos cênicos dos espetáculos.

 

CRITÉRIOS – A qualidade da encenação, da dramaturgia e do trabalho de ator foram priorizadas na análise de Roberto Rosa, que considerou também a relevância do tema no contexto contemporâneo. “O material é diversificado e de qualidade. São propostas mais ousadas na dramaturgia e na própria encenação”, define o curador.

Rosa está na curadoria do Fentepira pelo segundo ano. Ele coordena os projetos Teatro nos Parques e Encena Parque e integra o Fórum Artes e Políticas Públicas no interior, litoral e Grande São Paulo. Também fez parte da comissão de seleção de projetos do ProAc (Programa de Ação Cultural) e do Prêmio CPT (Cooperativa Paulista de Teatro).

Entre as inscritas, o diretor notou o caráter intimista em boa parte das peças adultas propostas para palco. No entanto, a exemplo do que foi pensado para os outros estilos cênicos, ele selecionou espetáculos que buscam forte comunicação com a plateia, plasticidade, sensibilidade e conteúdo reflexivo.

O curador diz que Piracicaba e região serão contemplados com uma parcela significativa da atual produção teatral brasileira e que o público terá a possibilidade de conhecer e debater os processos de criação de cada um dos grupos participantes. “Quis manter uma programação de qualidade e, desta forma, alargar um pouco mais o olhar do público para as artes cênicas”, afirma.

Integrada ao Fentepira está a 21ª Mostra de Teatro Estudantil, que recebeu 31 inscrições de 14 cidades do interior de São Paulo e da capital. A comissão organizadora do evento está em contato com as escolas municipais, estaduais e particulares para checar a disponibilidade de apresentação e conciliar as agendas.

Realização da Prefeitura do Município de Piracicaba por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), o 9º Fentepira e a 21ª Mostra de Teatro Estudantil estão assegurados pelas leis municipais 6.072/2007 e 7.941/2014, respectivamente.

 

As entidades parceiras desta edição são o Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Colégio Piracicabano, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Ponto de Cultura Garapa, Secretaria Municipal da Educação, Rádio Educativa FM e Centro de Comunicação Social.
Espetáculos selecionados para a mostra oficial

Adulto

Grupo Por Volta de Logo Depois – Piracicaba, SP

Espetáculo Maria, sou eu

Frederico e Osório Produções Culturais Ltda – Rio de Janeiro, RJ
Espetáculo Fábrica de Chocolate

Pequena Companhia de Teatro – São Luis, MA
Espetáculo Velhos Caem do Céu como Canivetes

Cia. Ato Reverso – São Paulo, SP
Espetáculo Maria Inês ou o que Você Mata para Sobreviver?

Grupo Tecelagem – Jacareí, SP
Espetáculo Monóculo

Rua / Espaço livre

Cia Lona de Retalhos – Santo André, SP
Espetáculo Otelo e a Loira de Veneza ou o Pancadão da Traição

Cia de 2 – São José dos Campos, SP
Espetáculo A Nau dos Desterrados

Barracão Teatro – Campinas, SP
Espetáculo O Ponto Alto da Festa

Criança e adolescente

A.N.A – Ana Núcleo Artístico – São Paulo, SP
Espetáculo Ana na Árvore

Rosa dos Ventos – Presidente Prudente, SP
Espetáculo Saltimbembe Mambembancos

Deixe uma resposta