Exposição de fotografia une artes visuais e literatura no Sesc Piracicaba

© Daniel MordzinskiO Sesc Piracicaba recebe a partir da próxima quarta-feira (11/3), às 20 horas, a exposição fotográfica “Quartos de Escrita – Retratos de escritores em quartos de hotéis”, retratada pelo fotógrafo argentino Daniel Mordzinski com a curadoria de Afonso Borges. A mostra é uma coletânea de 70 fotos, das quais 44 serão expostas na unidade, de grandes escritores durante suas passagens por hotéis no mundo, lugares nos quais nasceu parte das grandes obras da literatura mundial. A exposição segue até 26 de abril, de terça a sexta da 13h30 às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. A entrada é gratuita.

Em sua trajetória profissional, Mordzinski dedicou-se a fazer um registro poético de momentos de personalidades como José Saramago, Jorge Luis Borges, Gabriel García Marques, Eduardo Galeano, Mario Vargas Llosa, Nadine Gordimer e Umberto Eco. A proposta do fotógrafo foi de romper as barreiras físicas dos cômodos e da intimidade e aproximar os artistas retratados do público.

Uma de suas fotos retrata Saramago contemplativo em uma janela no fim de tarde, olhando a vista da cidade, que aparece como se estivesse refletida sobre a imagem do escritor. Outro registro mostra Mario Vargas Llosa escrevendo uma carta à luz de velas, em meio aos lençóis da cama. Nas fotos inusitadas, o público verá Salman Rushdie, um escritor britânico de origem indiana, em uma cena descontraída dentro de uma banheira comendo frutas. Em outra, Herta Müller, escritora romena, no saguão de um hotel, vista por um ângulo como se estivesse sendo carregada por um carrinho que porta malas do hotel.

Sobre Daniel Mordzinski – Nasceu em Buenos Aires e radicou-se em Paris há quase quatro décadas. Trabalhou no Le Monde, El País da Espanha e outros importantes veículos da imprensa europeia. Suas fotos já foram expostas na Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Grécia, França, México, Colômbia, Argentina, entre outros.

Quartos de Histórias

Além da exposição, o público será agraciado por performances cênicas que trazem atores apresentando alguns dos escritores retratados nas fotografias. Estas intervenções acontecerão no local da exposição de terça a sexta, das 17h às 20h; aos sábados, das 15h30 às 17h30; e aos domingos, das 14h às 16h.


SERVIÇO
“Quartos de Escrita – Retratos de escritores em quartos de hotéis”
Abertura: 11/3, às 20h.
Visitação: de 12/3 a 26/4, terça a sexta das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 18h.
Local: Área de Exposições.
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro.
Mais informações pelo telefone 3437.9292
Portal Sesc SP

Deixe uma resposta