Muro da Escola Estadual Dr. Prudente ganhará nova pintura com participação dos alunos

Alunos da escola junto com a equipe da NA+ e parceiros FOTO RAFAEL BITENCOURT- NA+

Foto: Rafael Bitencourt

O muro principal da Escola Estadual Dr. Prudente, em Piracicaba, ganhará “cara nova” e será literalmente “marcado” pelos alunos da instituição, que gravarão suas mãos no local. O projeto MuroArte teve início nesta semana e promoverá oficina artística com o premiado ilustrador e caricaturista Camilo Riani. A realização é da agência de marketing Neurônio Adicional, em parceria com Riani e financiamento da Rezecon Contabilidade, FV Construtora, Café Morro Grande, Duo Imóveis e Farmácia Biotipo. A iniciativa conta com apoio da Diretoria de Ensino de Piracicaba e da direção da escola.

O projeto não só proporcionará aos alunos a vivência artística, como também criará maior vínculo afetivo entre eles e a escola, evidenciando a ideia de pertencimento ao local onde estão inseridos. A proposta incentiva ainda a preservação do patrimônio, ao trabalhar o reconhecimento da cidade e dos espaços públicos com a metodologia da ArtExperiência.

“A ArtExperiência possibilita vivências e acontecimentos por meio da arte. No Brasil, temos poucas experiências como essa, que possibilitam benefícios como a expansão do pensamento. A cidade também ganha com esta arte, pois é algo que poderá ser visto, ainda, pela comunidade externa, potencializando-a ainda mais”, comenta Mateus Piffer Junior, diretor executivo da Neurônio Adicional.

O projeto MuroArte teve início com a reforma do muro da escola, com previsão de término ao final de agosto. O próximo passo, a ser iniciado em setembro, será a estruturação do espaço para pintura com os alunos, em que será utilizada a técnica da Cartoongrafia, desenvolvida por Riani, em que, por meio de arte colaborativa, pequenos desenhos formam uma grande imagem.

“É como se tivéssemos um pequeno grão, que seria a mão de cada aluno, uma participação visual. E junto a esse grão, você tem o outro ao lado, que é a mão do amigo. Ao juntar esses detalhes, temos uma série de grãos, que formam uma cena. A soma de centenas de elementos visuais cria uma imagem única”, explica Riani.

A expectativa é que o trabalho seja concluído no início de outubro, para ser lançado em seguida. “Faremos a apresentação para a sociedade, com o intuito de incentivar outras escolas a promoverem ações semelhantes em suas dependências, de forma a contribuir, inclusive, com o crescimento turístico e cultural de Piracicaba”, completa Piffer Junior.

Os alunos, os professores e a diretoria da Escola Estadual Dr. Prudente, estão felizes com a iniciativa. “Eu acho muito bom, porque, além de sermos protagonistas, a escola vai ficar mais bonita. E é uma coisa que vai ser coletiva, todo mundo vai participar”, opina Vitória Barreto, de 12 anos, estudante do 7º ano. “É importante para a imagem da nossa escola e vai dar um aspecto melhor, mais vivo, pra valorizar mais a nossa praça, inclusive”, diz José Claudio de Almeida Filho, de 13 anos, que cursa o 8º ano.

“É uma proposta pedagógica, sociocultural, uma ideia de preservar a cidade, a escola, se integrar e fazer arte, o que é muito positivo”, afirma a diretora da escola, Cristina Negro Silva.

“Ter a identidade dos alunos marcada no muro é ótimo, permite que eles olhem sempre para os trabalhos deles. É uma marca que eles deixam”, completa a professora de artes, Denise Maria de Souza.

Deixe uma resposta