Museu Prudente de Moraes participa da 11ª Semana de Museus

Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio, acontece entre os dias 13 e 19 de maio a 11ª Semana Nacional de Museus, que tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concertação de suas programações em torno de um mesmo tema, que em 2013 é Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social. O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes participará da semana com exposições, sarau musical e ações educativas. Toda a programação é gratuita.

Durante o período, de terça a domingo (14 a 19 de maio) das 9h às 17h, o museu abrigará a Exposição Paralela da XXV Mostra Almeida Júnior, realizada pela APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos). O espaço será dedicado a Gil Schreiber Silva, que exerceu o cargo de presidente da APAP no biênio 1999 a 2001, com obras do artista plástico, bastante premiado pelas suas pinturas acadêmicas produzidas em óleo sobre tela, especialmente paisagens.

Em homenagem ao Dia do Índio (19/04) e demonstrando a importância da rica e plural cultura desses povos, o Museu realiza no período da Semana, de terça a domingo (14 a 19 de maio) das 9h às 17h, a Exposição Cultura Indígena, que conta com objetos pertencentes ao próprio acervo da Instituição, com exposição instrumentos musicais, de caça, artesanatos, cerâmicas, vestimentas e adornos de diversas etnias indígenas do Brasil e da América do Sul.

Também durante o período, de terça a domingo (14 a 19 de maio), com agendamento prévio, serão desenvolvidas Ações Educativas relacionadas aos temas “11ª Semana Nacional de Museus”, “Dia do Trabalho”, “Dia do Artista Plástico”, “Dia das Mães”, “Dia da Abolição da Escravidão” e “Dia da África”, além das atividades contemplando a temática da Instituição, que remete a história de Piracicaba e sua evolução urbana e a vida pública e privada de Prudente de Moraes. As atividades serão desenvolvidas para atendimento de grupos espontâneos e de alunos das redes municipal e estadual (do Ensino Fundamental e Médio).

No dia 19, domingo, às 10h, acontece o Sarau Musical “Jazz no Museu” com a cantora Wana Narval e banda formada por Geraldo Negretti (baixo), Gilberto Campos (bateria), Fernando Seifarth (guitarra) e Eduardo Helene (flauta e gaita). Wana Narval cantará temas variados da música brasileira, francesa e americana. A cantora iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” (EMPEM) em 1996. Em 2007 concluiu o curso de Canto Erudito pelo Conservatório Dramático e Musical “Carlos de Campos”, em Tatuí/SP e finaliza sua graduação em Licenciatura em Música na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) no ano de 2011.

“O objetivo da semana é sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, além de estimular a visitação a museus e incentivar a aproximação entre sociedade e museus, questões que já estamos trabalhando a algum tempo no Museu Prudente de Moraes, com ótimos resultados. A expectativa é a melhor possível”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

 

11ª Semana Nacional de Museus

“Cultura Indígena” – Exposição Temática do Acervo

Período: 16/04 a 19/05

Curadoria e Montagem: Equipe do Museu H. P. Prudente de Moraes

Local: Museu H. P. Prudente de Moraes.

Horário: De terça a domingo, inclusive feriados das 9h às 17h.

Entrada gratuita!

 

Exposição Paralela da XXV Mostra Almeida Júnior

Período: 14/05 a 02/06

Curadoria: Odair Demarchi

Montagem: Equipe do Museu H. P. Prudente de Moraes

Local: Museu H. P. Prudente de Moraes.

Horário: De terça a domingo, inclusive feriados das 9h às 17h.

Entrada gratuita!

 

Sarau Musical “Jazz no Museu” com Wana Narval e Banda

Dia: 19/05

Horário: 10h

Local: Museu H. P. Prudente de Moraes – Auditório Helena Rovay Benetton.

Entrada gratuita!

 

Visita Guiada e Ações Educativas Temáticas

Período: de terça a sexta-feira

Local: Museu H. P. Prudente de Moraes.

Horário: De terça a sexta-feira das 9h às 17h.

Entrada gratuita!

 

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes

Rua Santo Antonio, 641, Centro – Piracicaba/SP

Informações: (19) 3422-3069 / 3432-2148

Deixe uma resposta