Observatório Municipal mostra a aproximação de Júpiter neste sábado, 8/4

07182755248447Acontece neste sábado, 08/04, um espetáculo planetário que ocorre a cada 13 meses. Trata-se da aproximação do planeta Júpiter, quando a Terra ficará entre o planeta e o sol na menor distância entre os dois planetas: 660 milhões de quilômetros. Para percorrer tal distância, Júpiter gasta aproximadamente 35 minutos. O evento assinala o início da melhor época para a observação do planeta, que se estenderá por mais quatro meses.

A partir deste sábado, “o rei dos planetas”, como Júpiter é conhecido, passa a ser o principal astro a ser focalizado pelos telescópios do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum (OAPES), órgão da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o coordenador do Observatório, Nelson Travnik, o brilho do planeta aguça a curiosidade mesmo daqueles que não têm o hábito de olhar o céu. “As pessoas perguntam que ´estrela` brilhante é aquela que surge a leste, a partir das 20h na constelação da Virgem, com magnitude de -2,5. Nós informamos que na realidade é o planeta Júpiter, e que em seu interior gigantesco caberiam todos os outros planetas reunidos”, diz ele.

MESTRE DO CÉU – Desde a antiguidade, Júpiter é tido como o senhor e mestre do céu. É considerado pelos astrofísicos como o mais importante membro do sistema solar, e se ele fosse quatro vezes maior, seria uma estrela. Por isso, é comum os astrônomos dizerem que Júpiter é “uma estrela que não deu certo”. Campeão em tamanho, ele é também o que tem mais satélites: 67.

Mas somente quatro principais são visíveis com pequenos instrumentos. Um dos satélites é o Ganimedes, com 5.268 km de diâmetro, sendo maior que o planeta Mercúrio. De acordo com Travnik, apesar das belíssimas fotografias que podemos encontrar, nada se compara à sensação da observação ao vivo, pelo telescópio. “Não há limite de idade e é uma experiência mágica ver aquele globo luminoso emoldurado por quatro brilhantes satélites entrecortados por faixas escuras e claras. As fotografias mostram que Júpiter é o mais colorido de todos os planetas”, relata ele.

SERVIÇO – O OAPES está localizado no km 3 da rodovia Fausto Santomauro, SP 127, que liga Piracicaba a Rio Claro. As visitas públicas têm entrada gratuita, e ocorre aos sábados, das 19h às 21h30. Informações pelos telefones (19) 3325-0698 (Nelson Travnik) e (19) 3413-0990 (Observatório).

Deixe uma resposta