Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba se apresenta em São Paulo

_CRM4382Fruto do projeto Jovens Músicos, a Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba estará presente na XIX edição do BrooklinFest que acontece nos dias 19 e 20 de outubro, na região do Brooklin, em São Paulo, no quadrilátero compreendido pelas ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos. Com organização da AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, o evento dá continuidade às comemorações do Ano da Alemanha no Brasil e tem como tema “Ruas Abertas – Cidade Viva. Convivência de Democratização Cultural”.

A Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba se apresenta no domingo, às 13 horas e chega para somar e engrandecer a programação do BrooklinFest, pois é um movimento que nasceu a partir da ação popular de pais e amigos que se uniram em torno de um mesmo objetivo: a transformação social através da música. O desafio teve início em 2010 com a formação da orquestra e dos grupos pedagógicos, e hoje conta com três orquestras que recebem os alunos de acordo com seu nível técnico e com variados grupos de câmara.

O Projeto Jovens Músicos é viabilizado pela Lei Rouanet e conta com patrocinadores como Raízen, Oji Papéis Especiais, Bom Peixe e Denso do Brasil.

A orquestra está sob a regência do maestro Anderson de Oliveira, bacharel em composição e regência pela UNICAMP, conta atualmente com aproximadamente 40 componentes. Já no Projeto Jovens Músicos, cerca de 100 crianças e jovens – em sua maioria com idade entre 15 e 30 anos – têm tido a oportunidade enriquecedora de aprimorar suas habilidades em música com aulas práticas e teóricas.

Além disso, o Projeto Jovens Músicos da Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba representa uma oportunidade para esses jovens buscarem a profissionalização, de forma gratuita.

O repertório apresentado no BrooklinFest terá abertura com Rosamunde do compositor Franz Schubert, na sequência a ópera O Barbeiro de Sevilha, do compositor italiano Gioachino Rossini. O concerto continua com a apresentação da Sinfonia 1 – 1º Movimento de Beethoven e será encerrado com a Sinfonia Modal do maestro e compositor Ernst Mahle.

“Esta apresentação é muito especial porque vai ao encontro dos objetivos dos nossos eventos que é a democratização cultural e a inclusão social através das mais variadas formas de expressão e, sem dúvida nenhuma, a música é uma delas”, ressalta Ademar Távora, Presidente da AEMB.

A Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba é uma realização do Ministério da Cultura, conta com os patrocínios da Raízen, Oji Papéis Especiais, Bom Peixe, Denso do Brasil e recebem os apoios da SEMAC, Società Italiana, AMPI, Pira21, Imagenet, Clube Coronel Barbosa e Fritz Dobbert.

Serviço:
Evento: Apresentação da Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba na XIX BrooklinFest
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos – em São Paulo
Horário do evento: das 10h às 22h / Horário da apresentação da Orquestra: 13 horas

Deixe um comentário