Piracicaba sedia o 5º Festival Paulista de Circo

Piracicaba vai sediar esta semana, de 8 a 11 de novembro, o 5º Festival Paulista de Circo. A programação gratuita reúne cerca de 200 artistas e diversos espetáculos, além de exibições de filmes. O evento será realizado no Parque do Engenho Central.

Entre os destaques está o catalão Jaume Mateu Bullich, que dá vida ao palhaço Tortell Poltrona. Fundador do Circo Espanhol Circ-Crac e dos Palhaços Sem Fronteira, ele entra no picadeiro para apresentar Post Classic, com os melhores números de seu repertório, no domingo (11), às 17h30.

Mas a programação começa com um espetáculo de abertura na quinta (08), às 20h30, e tem a direção de Hugo Possolo. Conta com a roda cyr, com Nildo Siqueira; número aéreo, com Natália Presser e Bel Mucci; corda, com Carlos Sugawara; Barra Paralela, com os Irmãos Sabatino e Guga Carvalho e malabares, com Rogerio Piva, além do palhaço Kuxixo.

O  festival o terá presença de vários artistas que serão acompanhados da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa. A programação contempla o circo contemporâneo, com nomes como o Zilbaldone e Família Burg, e o circo tradicional, com a Equipe Alegria, originária do Circo Garcia, que apresenta a Percha, um número em extinção. O público também poderá ver a corda indiana, o trapézio de voo e o globo da morte, com o Circo Montreal.

O espetáculo de encerramento do domingo (11), às 19h30, ainda reúne artistas circenses consagrados, que apresentam números tradicionais. Entre eles estão Bruno Edson, com equilíbrio de pratos, Rokan, conhecido como o mágico dos dedos de ouro, Caio Stevanovich, considerado um dos maiores malabaristas do Brasil, além dos palhaços Picolli, Pepi e Frozita.

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Cultura de Piracicaba e a Cooperativa Brasileira de Circo, o Festival tem a coprodução da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Serão quatro lonas. Enquanto as Piolin, Arrelia e Pimentinha recebem os artistas, a Carequinha se transforma em uma grande oficina circense para as crianças. Os pequenos poderão participar de circuitos com diferentes modalidades como cama elástica, tecido, lira, chapéu chinês, arame, malabares, corda e acrobacias. O Festival ainda tem espetáculos ao ar livre e pequenas paradas circenses, com malabaristas, pernas de pau, monociclos e palhaços.

Pela primeira vez, o Festival exibe, na sexta (9), no Teatro Municipal Erotides de Campos, dentro do Engenho, filmes com o tema circo, como o documentário O Circo Paraki, de Mariana Gabriel Priscila Jácomo. A exibição, às 14h30, será seguida de um debate com os personagens do documentário. Também serão exibidos Vida de Inseto, de John Lasseter, O Circo de Charlie Chaplin, O Trapézio de Carol Reed e O Palhaço, de Selton Mello.

 

Serviço:

5º Festival Paulista de Circo

Local: Parque do Engenho Central. Av. Maurice Allain, 454 – Piracicaba. (19) 3403-2600

Data: 8 a 11 de novembro

Horário: quinta, das 20h30 às 21h45; sexta, das 10h30 às 21h; sábado, das 11h às 21h; domingo, das 14h às 20h45

Entrada: gratuita

Deixe um comentário