SEMAC e SESC realizam a mostra “Brecht no Cinema”

A SEMAC (Secretaria Muncarrascos-também-morrem-brechticipal da Ação Cultural), por meio do Museu Prudente de Moraes e a Célula MISP (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba) e o SESC Piracicaba realizam entre os dias 12 e 14 de agosto, sempre às 19h, a mostra “Brecht no Cinema”. Todas as exibições acontecerão no Museu Prudente de Moraes e a entrada é gratuita.

Compõem a mostra os filmes “A Ópera dos Três Vinténs”, “Os Carrascos Também Morrem”, “Kuhle Wamp”, “Como Vive o Trabalhador Berlinense” e “Os Mistérios de uma Barbearia”.

Trata-se de uma seleção de filmes que contempla alguns dos mais importantes trabalhos realizados para a grande tela, inspirados na obra do famoso dramaturgo alemão considerado um dos grandes pensadores do nosso tempo. Alguns dos filmes inclusive, contam com roteiro ou direção do próprio Brecht.

Nos três dias, após as exibições, haverá uma conversa sobre a obra de Brecht, conduzida pela atriz, diretora, pesquisadora e educadora Maria Tendlau, atual orientadora cênica do TUSP – Piracicaba.

 

Dia 12/08 – terça-feira

A ÓPERA DOS TRÊS VINTÉNS

(110 minutos – ALE/1931)

Versão restaurada da famosa adaptação de G. W. Pabst (A Caixa de Pandora) para olendário musical de Brecht. Músicas de Kurt Weill.

 

Dia 13/08 – quarta-feira

OS CARRASCOS TAMBÉM MORREM

(130 minutos – EUA/1943)

Um nazista é assassinado na Tchecoslováquia ocupada. Como represália, a Gestapocomeça uma sangrenta caçada. Obra-prima de Fritz Lang. Roteiro de Bertolt Brecht.

 

Dia 14/08 – quinta-feira

KUHLE WAMPE

(60 minutos – ALE/1932)

História de uma família operária durante uma crise econômica na República de

Weimar. Marco do cinema político-social. Roteiro de Bertolt Brecht e ErnstOttwalt.

 

COMO VIVE O TRABALHADOR BERLINENSE

(11 minutos – ALE/1930)

Realizado antes de KuhleWampe, este curta de SlatanDudow é uma denúnciacontundente sobre as condições de vida do trabalhador na capital alemã.

 

OS MISTÉRIOS DE UMA BARBEARIA

(33 minutos – ALE/1923)

Numa barbearia, clientes aguardam enquanto um aprendiz preguiçoso, interpretadopelo famoso ator Karl Valentin, dorme. Direção de Bertolt Brecht e Erich Engel.

 

 

SERVIÇO

 

Mostra Brecht no Cinema. Dias 12, 13 e 14 de agosto, sempre às 19h, no auditório do Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antonio, 641 – Centro). Classificação Indicativa: 14 anos. Entrada gratuita. Para mais informações, o telefone é (19) 3422-3069.

 

Deixe uma resposta