Sesc Piracicaba homenageia Pixinguinha na programação especial de Carnaval

PixinguinhaPara este ano, o Carnaval do Sesc Piracicaba ganha contornos eruditos. Nos dias de folia a unidade recebe professores, alunos e ex-alunos da Escola de Música de Piracicaba (EMPEM) para apresentar repertório carnavalesco utilizando-se de instrumentos acústicos, característicos de banda sinfônica.

A programação, intitulada de “Carnaval: Popular e Erudito”, é inspirada no repertório da caixa especial “O Carnaval de Pixinguinha” lançado em 2014 pelo Sesc e Instituto Moreira Sales. No material, o samba, maxixe, xote, valsa e o chorinho foram reinventados e executados com precisão pela Orquestra Pixinguinha na Pauta. Para o Carnaval no Sesc Piracicaba, a unidade convidou o músico Marco Abreu para apresentar no domingo (15), às 16h, show inédito pensado nas partituras que constam no material junto de uma banda sinfônica com 15 integrantes.

O “Carnaval: Popular e Erudito” contempla também apresentações de marchinhas no sábado (14/2) com Sexteto volante de sopro e percussão em três horários, 14h, 15 e 16h; na segunda (16), às 15h, apresentação da Banda Sinfônica da EMPEM; e na terça, às 15h, Sexteto de sopro, percussão e voz. “É uma honra poder homenagear um dos maiores músicos da MPB com quatro dias de programação da maior festa popular do país. Convidamos um músico da cidade para agraciar os dias de folia com pérolas musicais da Caixa em uma parceria com a EMPEM”, completa Chico Galvão, coordenador de Programação do Sesc Piracicaba.

CARNAVAL PARA A TERCEIRA IDADE

Esquentando os tamborins do Carnaval no Sesc Piracicaba, a unidade realiza nesta quarta (11/2), às 14h,  o ‘Carnaval não tem idade’ com show da banda ‘Os Entrudos’ no Ginásio de Eventos. A entrada é livre e gratuita.

Referência à bisnaga em forma de tubo utilizada nos antigos carnavais para espirrar água perfumada nos foliões, a banda formada por Guca Domenico (voz/violão), Deni Domenico (cavaquinho), Nelson Martins (baixo) Nahame Casseb (bateria) traz os grandes e eternos sucessos do gênero como “Abre Alas” (1900), “Taí” (1930), “O teu cabelo não nega” (1932), “Mamãe eu quero” e “As Pastorinhas” (1938).

AGENDA DE CARNAVAL NO SESC PIRACICABA:

 

Carnaval não tem idade

Os Entrudos

Dia 11, quarta, 14h. Ginásio de Eventos. Grátis.

 

“Carnaval: Popular e Erudito”
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

Sexteto volante de sopro e percussão

Dia 14, sábado, 14h, 15h e 16h.

 

O Carnaval de Pixinguinha

Dia 15, domingo, 16h.

 

Banda Sinfônica da EMPEM

Dia 16, segunda, 15h.

 

Sexteto de sopro, percussão e voz

Dia 17, terça, 15h.

Deixe uma resposta