Das páginas para as telas

extraordinário

Editora Intrínseca

O livro Extraordinário (Editora Intrínseca, 320 páginas, R$ 39,90) foi lançado há algum tempo por aqui, mas deve ter um aumento de procura quando estrear a adaptação cinematográfica. No filme, August, o menino com uma rara deformação genética, é interpretado por Jacob Tremblay, de O Quarto de Jack. Julia Roberts faz a mãe e Sonia Braga, de volta ao cinema americano, a avó. É que o ramo feminino da família, segundo a obra, veio do Brasil.

R. J. Palacio é o pseudônimo escolhido pela escritora Raquel Jaramillo, nascida no bairro do Queens, em Nova York, para lançar seus livros, todos dedicados ao público infanto-juvenil. E quase todos com sucesso. Extraordinário (Wonder, no original) é o mais bem-sucedido e fala de importantes questões para essa faixa etária, como bullying e aceitação.

A trama mostra não apenas a visão de Auggie, como ele é chamado, garoto que nasceu com uma série deformação e que tem o rosto completamente estranho para os padrões. Por isso nunca frequentou uma escola convencional. Até que resolve encarar a aventura. Tem de lidar com gente falsa, como o menino que se faz de amigo apenas para ganhar vantagem junto ao diretor, a mãe de aluno preconceituosa que quer sua expulsão e as garotas que tem até medo de seu contato. Mas também descobre a amizade fiel.

Deixe uma resposta