O melhor de Stevie Wonder

stevie

Google Image

Stevie continua “maravilhando”, como diz a canção. Desde os anos 60, ele cria músicas românticas e balançantes que a gente não esquece.

1 – I JUST CALL TO SAY I LOVE YOU (1985)

A mais famosa música romântica de Stevie foi feita para a trilha sonora do filme A Dama de Vermelho e ganhou o Oscar de canção original. Teve dezenas de regravações, de Barry Manilow a Shinehead. O francês Sacha Distel a verteu como Je T’Appelle Pour Dire que Je T’Aime. Em 1987, Gilberto Gil fez uma versão para o português com o título Só Chamei Porque Te Amo.

2 – YOU ARE THE SUNSHINE OF MY LIFE (1972)

A canção foi destaque do álbum Talking Book, um dos mais famosos do éde melhor performance vocal masculina. Teve várias regravações, incluindo Frank Sinatra, Tom Jones e Macy Gray. A revista Rolling Stone a inclui entre as 500 melhores canções pop de todos os tempos.

3 – RIBBON ON THE SKY (1983)

Alguns consideram essa música uma das mais tristes de Wonder. Talvez nem tanto, emocionante com certeza, incluindo um incrível solo de piano. Foi incluída no álbum Musiaquarium e indicada para o Grammy daquele ano. O cantor a apresentou em uma ocasião especial, confirmando a fama de triste da canção: o velório da amiga Whitney Houston em fevereiro de 2012.

4 – ISN’T SHE LOVELY? (1976)

“Ela não é uma gracinha?”, é a tradução literal dessa música que papai Stevie fez para a filha recém-nascida, para quem deu o nome de Aisha. O nome vem do árabe e era o da quarta esposa de Maomé. Tem um clima balançante e agitou as pistas de dança à época. Na versão integral, a gravação abre com um choro da menina, o que foi cortado para a edição que foi veiculada para as rádios.

5 – SUPERSTITION (1975)

A canção, que atingiu o topo das paradas americanas naquele ano, tem uma letra que fala sobre as besteiras de ser supersticioso. Menciona várias crendices, como não passar debaixo de escadas e ter sete anos de azar ao quebrar um espelho. O refrão é certeiro: “Quando você acredita em coisas que você não entende/ Você sofre/ Superstição não é o caminho.”

6 – LATELY (1980)

Destaque do álbum Hotter Than July,  a canção de tom melancólico fala de um sentimento estranho mas comum a todos: o ciúme sem justificativa. “Ultimamente eu tenho tido sentimentos meio indefinidos/ Sem que haja nenhum razão aparente para eles”, diz a letra. Em 1984, Ronaldo Bastos fea uma versão para o português, como Nada Mais, e Gal Costa fez sucesso.

7 – EBONY AND IVORY (1982)

A canção, gravada em dueto com Paul McCartney, é um hino contra o racismo. “Ébano e marfim/ Juntos em perfeita harmonia/ Lado a lado em meu piano”. Wonder fez a letra tendo como ponto de partida as teclas de seu piano, que têm a mesma importância para a música. Foi indicada para o Grammy de Canção do Ano e ganhou o American Music Awards.

8 – MA CHERIE AMOUR (1969)

O título ficou em francês porque Stevie a compôs, em 1967, para uma namorada que teve em Michigan, Marsha, de ascendência do país europeu. “Amável como um dia de verão, distante como a via láctea, pequena lindinha que eu adoro”, diz a letra derramada de paixão. George Benson a regravou em 1969 e o grupo Boney M deu uma roupagem disco em 1985.

9 – FOR YOUR LOVE (1995)

Faixa de maior sucesso do disco Conversation Peace, garantiu a Stevie Wonder dois Grammy naquele ano: de melhor performance vocal masculina e de melhor canção em rhthym and blues. “Pelo seu amor eu faria qualquer coisa/ Só para ver um sorriso na sua face”, detalha a letra. O álbum marcava a volta com tudo do cantor, após um intervalo de vários anos sem músicas inéditas.

10 – ALL IN LOVE IS FAIR (1973)

Romântica total, a canção fez grande sucesso e duas divas derramadas a regravaram na sequência: Barbra Streisand em 1974 e Shirley Bassey em 1975. “No amor vale tudo/ O amor é um jogo louco”, define com precisão a letra de Wonder. A canção foi tema de novela no Brasil. Até a brasileira Fafá de Belém a regravou, em ritmo de bolero, em 1985, com o título de Tudo Pode o Amor.

Deixe uma resposta