Músicos na tela grande

ray

Ray (2004)

Grandes astros da música, nacional ou internacional, ganharam cinebiografias marcantes no cinema. Lembre as mais famosas.

1 – RAY (2004), de Taylor Hackford

Jamie Foxx ganhou o Oscar de ator por viver o grande cantor, cego desde a infância e um dos maiores talentos da música. A trama, além das canções inesquecíveis dele, destaca a vida cheia de drama de Charles, desde a infância paupérrima, a morte do irmão, passando pelos relacionamentos tumultuados e o vício em drogas, que quase pôs sua carreira a perder.

2 – PIAF – UM HINO AO AMOR (2007), de Olivier Dahan

A francesa Marion Cottilard surpreendeu ao vencer o Oscar de atriz. Sua interpretação arrebatada da grande estrela da canção Edith Piaf recebeu elogios em todo o mundo. A bela Marion desapareceu em cena para encarnar a grande cantora, em seus momentos mais arrebatadores, o final decadente, e o sofrimento por amor que acumulou ao longo do tempo.

3 – AMADEUS (1984), de Milos Forman

O filme dirigido por Forman, baseado na peça de Peter Schaeffer, foi o grande vencedor da Academia. Quem levou a estatueta de ator foi F. Murray Abraham, que viveu Antonio Salieri, o compositor medíocre que inveja a genialidade de Mozar (Tom Hulce, hoje sumido). A produção luxuosa mostra o compositor como uma espécie de astro pop do século 18.

4 – GONZAGA – DE PAI PRA FILHO (2012), de Breno Silveira

A produção brasileira fez grande sucesso ao contar a vida de dois grandes da MPB: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e seu filho Gonzaguinha. Os dois seguem caminhos totalmente diferentes, na vida e na canção, até que conseguem se acertar no fina. Silveira foi responsável por outro êxito no gênero, Dois Filhos de Francisco, que retratou Zezé Di Camargo e Luciano.

5 – TINA (1993), de Brian Gibson

Narra a biografia de Tina Turner, interpretada com intensidade por Angela Bassett. O roteiro mostra Ana Mae Bullock (seu nome original) desde a infância no Tennessee, seu envolvimento com Ike Turner (Laurence Fischburne) e o casamento tempestuoso, em que apanha constantemente do marido. Até que foge, com a roupa do corpo, e se torna uma grande estrela.

6 – THE DOORS (1991), de Oliver Stone

Stone, que adora uma polêmica, mergulha na vida cheia de sexo, drogas e rock and roll da banda liderada por Jim Morrison. Interpretado por Val Kilmer (John Travolta chegou a ser cogitado para o papel), o cantor morreu jovem, aos 27 anos, de overdose de drogas. A história mergulha na vida louca do astro, que incluía experiências místicas e sexo sem limites.

7 – O GAROTO DE LIVERPOOL (2009), de Sam Taylor-Johnson

A trama mostra a infância de John Lennon (Aaron Johnson) em Liverpool, muito antes dos Beatles. Abandonado pela mãe, com problemas mentais, aos cinco anos, ele tem fixação na tia Mimi. E a amizade com Paul McCartney mudou sua vida. A diretora, que se apaixonou pelo ator principal, 20 anos mais jovem, realizou depois a “bomba” Cinquenta Tons de Cinza.

8 – SOMOS TÃO JOVENS (2013), de Antonio Carlos da Fontoura

Os anos de juventude de Renato Russo (Thiago Mendonça) em Brasília, quando começou a sofrer de uma doença, a epifisiólise, que o deixou numa carreira de rodas. Por isso, a música foi seu refúgio nas horas em que permanecia trancado no quarto. Fundou a banda de punk rock Aborto Elétrico, ainda na capital federal, mas o sucesso em nível federal só veio com a chegada da Legião Urbana.

9 – JOHNNY E JUNE (2005), de James Mangold

A vida tumultuada do cantor folk Johnny Cash (Joaquim Phoenix), desde seus tempos de garoto pobre nas lavouras de algodão do Tennessee. Johnny fez sucesso em Nashville, gravou com Elvis Presley, mas tinha uma personalidade auto-destrutiva e com traços depressivos. Somente o amor de June Carter (Reese Witherspoon, que levou o Oscar), é que pode ajudá-lo.

10 – CAZUZA O TEMPO NÃO PÁRA (2004), de Sandra Werneck e Walter Carvalho

A vida de Agenor de Miranda Neto (Daniel de Oliveira) desde que começou a cantar rock com o grupo Barão Vermelho. Depois, em carreira solo, mergulhou numa vida de exageros, como ele mesmo definia, e foi uma das primeiras vítimas famosas da aids. O roteiro é baseado no livro de Lucinha Araújo e provocou polêmica ao omitir questões mais fortes.

Deixe uma resposta