Dez músicas para o Dia dos Pais

pai-filho_c

Google Image

1 – PAI – FÁBIO JR.

Não tem jeito: essa é a canção mais lembrada quando se pensa em Dia dos Pais. Mesmo quem ache o cantor brega, não deixa de se emocionar em algum trecho da música. Tente manter-se indiferente com a letra!

2 – PAI E MÃE – GILBERTO GIL

Gil abordou de maneira ousada o conflito de gerações, cantando como passou muito tempo “aprendendo a beijar outros homens como beijo meu pai”. Uma das canções mais confessionais e emocionantes do baiano.

3 – MEU QUERIDO, MEU VELHO, MEU AMIGO – ROBERTO CARLOS

Depois de louvar Lady Laura, Roberto ficou devendo uma homenagem ao pai, Robertino. A canção o descreve como alguém reservado, mas cheio de emoção. “Esses seus cabelos brancos bonitos”, lembra o cantor.

4 – NAQUELA MESA – ELIZETH CARDOSO

A “Divina”, como era conhecida, fez grande sucesso, ao gravar a composição que Sérgio Bittencourt, fez a seu pai, Jacob do Bandolim. “Naquela mesa ele contava histórias que hoje na memória eu guardo e sei de cor”.

5 – PAI E FILHO – NARA LEÃO

Versão de Father and Son, de Cat Stevens, feita pelo cineasta Cacá Diegues, à época marido da cantora. Eu já fui como você/ E sei bem que é da idade/ Se iludir com o sonho de um mundo irreal”, diz a letra emocionante.

6 – O FILHO QUE EU QUERO TER – CHICO BUARQUE

Toquinho e Vinícius fizeram a canção e a deram para Chico gravar em Sinal Fechado, disco de 1974. “Dorme meu pequenininho/ Dorme que a noite já vem/ Teu pai está muito sozinho/ De tanto amor que ele tem.”

7 – PAPAI ME EMPRESTA O CARRO – RITA LEE

A roqueira não deixou de lado a irreverência ao mostrar nessa canção um diálogo em que todo mundo se reconhece. Afinal, quase todo filho já precisou da ajuda do pai para dar umas voltinhas com a cara-metade…

8 – RESPEITA JANUÁRIO – LUIZ GONZAGA

O Rei do Baião se deixa levar pela modéstia e “bate cabeça” para Januário, o velho pai, fonte de onde brotou toda a sua experiência. “Luiz, respeita Januário, tu pode ser famoso, mas seu pai é mais tinhoso”, reconhece.

9 – EU VI O REI – MARINA LIMA

Com letra do irmão, Antonio Cícero, a cantora lembrou o pai, Ewaldo, que faleceu nos anos 90. “E para nós/ Ele jamais se abriu/ Só uma vez/ Quando partiu”, contam os manos, sobre o jeito calado dele.

10 – PAI GRANDE – MILTON NASCIMENTO

“Meu pai grande/ Ainda me lembro, que saudade de você/ Dizendo assim: eu já criei seu pai/ Hoje vou criar você/ Ainda tenho muita vida pra viver”, diz uma das primeiras canções do Bituca, gravada em 1970.

Deixe uma resposta