Em 1987: as possibilidades de Piracicaba nos Jogos Abertos, em Santos

O texto abaixo foi publicado em outubro de 1987 no semanário impresso A Província. Recuperamos para lembrar os 30 anos de atuação em Piracicaba.

jogos

Embora não deva, em condições normais, disputar o título de campeã geral dos 52ºs Jogos Abertos do Interior, que hoje se iniciam na cidade de Santos, Piracicaba seguramente vai obter a sua melhor classificação de todos os tempos, nessa competição. Nas edições passadas dos Jogos Abertos, Piracicaba sempre teve a oportunidade de cumprir brilhantes campanhas nesta ou naquela modalidade, porém, na contagem geral, jamais obteve algo melhor do que um sexto lugar, como ocorreu em Rio Claro, em 1982.

Diretor técnico da Codespor e presidente do Cogeo — Comitê Geral de Esportes Olímpicos, o prof. Luiz Antônio Chorilli analisou as chances de cada modalidade, chegando à conclusão de que as possibilidades reais de Piracicaba nestes Jogos Abertos são as de chegar em terceiro. O que seria a melhor classificação de todos os tempos.

DISPUTAM OURO 

Segundo Chorilli, Piracicaba disputará medalha de ouro nas seguintes modalidades:

ATLETISMO FEMININO — BASQUETE FEMININO — CICLISMO – GINÁSICA MASCULINA – TÊNIS DE MESA MASCULINO – TÊNIS DE MESA FEMININO.

ENTRE OS TRÊS 

Deverão subir ao “podium” pelo menos com medalha de bronze: GINÁSTICA FEMININA, JUDO FEMININO, SALTOS ORNAMENTAIS, VÔLEI FEMININO.

Na sua análise, Chorilli ressalva que os prognósticos não baseiam na possibilidade mais otimista, sendo provável que algumas modalidades realizem campanhas mais positivas do que as colocadas nas previsões. Essa observação vale, também, para a própria classificação geral de Piracicaba nos Jogos, podendo subir além do 3º lugar.

Dentro desse prisma, as demais modalidades podem ser vistas desta forma:

ATLETISMO MASCULINO — entre os quatro primeiros.

VOLEI MASCULINO, BASQUETE MASCULINO, XADREZ MASCULINO deverão estar entre os seis primeiros.

FUTEBOL modalidade imprevisível. Piracicaba tem boa equipe, mas, não se sabe o que esperar das demais. E tanto pode conquistar o título como ser desclassificada antes das semifinais.

JUDO MASCULINO, NATAÇÃO MASCULINA E FEMININA, PUGILISMO, TÊNIS MASCULINO E FEMININO, TIRO AO ALVO, XADREZ FEMININO podem surpreender, mas, não são grandes forças em relação aos principais concorrentes das respectivas modalidades.

DELEGAÇÃO PIRACICABANA 

A representação de Piracicaba aos 52ºs Jogos Abertos do Interior estará composta por cerca de 310 pessoas, a maior de todas as presentes à competição, em Santos. Desse número, 30 correspondem à área de administração de serviços (chefia, tesouraria, transportes, cozinha, limpeza etc).

Dos 280 da área de competição, 230 são atletas e 50 são técnicos, massagistas, fisioterapeutas, roupeiros, auxiliares diversos e diretores.

A modalidade mais numerosa é o futebol, com 28 pessoas (22 atletas) e a menor é a saltos ornamentais, com três pessoas: dois atletas e um técnico.

Piracicaba foi contemplada com um alojamento exclusivo, ocupando as dependências da EEPSG “Olga Cury”, na rua Alexandra Fleming s/n — Aparecida, de excelente localização, quanto a proximidade com o Comitê Organizador e os principais locais de competição.

 

Deixe uma resposta