Pedro Chiquito

chiquito

Os grandes do cururu: Chiquito é o primeiro à esquerda

Cantador famoso, Pedro Chiquito foi mestre do cururu, a que se dedicava desde a juventude. O cantador, um dos maiores de todos os tempos, foi tema de uma matéria de destaque do semanário impresso A Província em outubro de 1987.

Chiquito era apaixonado pelo Rio Piracicaba, pela natureza, por uma viola, mas também reservava amor para o samba. Dizia que cantava em qualquer lugar: em igreja e palanque, para padre e freira, governador e ministro. Pedro Francisco Prudente, seu nome de batismo, estudou até o quarto ano do ensino fundamental, mas, orgulhoso, dizia que se tivesse oportunidade, seria doutor.

Foi doutor das letras e dos versos e aos 16 anos, quando deixou a casa do pai, severo demais, foi para Laranjal Paulista e até ensinou a colonos analfabetos as primeiras letras. Em 1987, quando tinha 75 anos e era vigia da escola do bairro Jupiá, diza o que podia salvar o mundo: o silêncio. “Tá muito barulho no mundo”. Sábio e profético!

2 comentários

  1. Sebastião Vicente de Paula Netto. em 07/10/2021 às 22:35

    (PEDRO CHIQUITO) Toda vez que ouço no YouTube ou em CDS parece que estou do lado dele os versos os improvisos magníficos que ele cantava. Muita Saudades desse gênio do cururu e versos cantando por ele.

  2. José Domingos Pinto em 10/10/2021 às 09:07

    O lendário Pedro Chiquito é um dos reis do cururu. Vai morar sempre no coração do povo.

Deixe uma resposta