A valsa do Bar Giocondo

O Bar Giocondo entrou para a história de Piracicaba como um dos mais tradicionais pontos de encontro da boêmia e da vida artística piracicabanas. Pertencente à família de Giocondo Bandiera, o Bar Giocondo localizava-se na antiga Praça da Matriz (atual Praça José Bonifácio), sendo quase vizinho de parede com outro tradicionalíssimo bar, a Brasserie, fechada em 2006.

No “Giocondo”, o poeta e compositor Newton de Mello apresentou, pela primeira vez, a música “Piracicaba”, que se tornou hino oficial de Piracicaba. E foi no Giocondo, também, que o grande maestro Carlos Brasiliense se reunia com poetas, músicos, compositores, em verdadeiros saraus artístico-literários. A PROVÍNCIA entrega, hoje, ao público um tesouro artístico: a cópia da partitura da valsa “Bar Giocondo”, que CArlos Brasiliense compôs em homenagem ao espaço que se tornara sagrado para intelectuais e artistas piracicabanos. A cópia, feita de original pertencente a Giocondo Bandiera Neto, é datada de em 12/06/1969.

 

2 comentários

  1. Rubens Cumer em 20/05/2015 às 18:56

    Uma honra ‘a nossa familia e ao municipio … Grato pela materia ! (Neto de Armando Bandiera ).

  2. Rony Lemos em 20/05/2015 às 19:01

    a partitura original,foi um rascunho,feito em papel de embrulhar pão,no balcão do bar…meu avô era sobrenatural hehehehehehehe

Deixe um comentário