USP/ESALQ: motivo de orgulho para todos os brasileiros

Por ocasião da 51ª Semana “Luiz de Queiroz”, realizada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), cuja programação neste ano faz parte das comemorações dos 75 anos da Universidade de São Paulo (USP) – considerada uma das 200 melhores universidades do mundo – não poderia deixar de parabenizar esta importante instituição pelo brilhante trabalho que realiza há décadas para formação e qualificação dos técnicos e engenheiros, que deram (e continuam dando) sua preciosa contribuição para o desenvolvimento do país, sobretudo nas áreas de pesquisa alimentar, agroindústria, ciências do solo, engenharia rural, entre outros.

A ESALQ desempenha papel de destaque neste processo e com justiça, tradicionalmente na Semana “Luiz de Queiroz”, homenageia as turmas de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Economia Doméstica e Ciências Econômicas.

Graças a estes pioneiros, o Brasil alcançou um papel de destaque no cenário internacional, tornando-se um dos maiores (senão o maior) fornecedor de alimentos, transformando-se em verdadeiro “celeiro do mundo”. No mais remoto local do planeta, chegam hoje produtos brasileiros, muitos deles pesquisados nos laboratórios da ESALQ pelos seus professores, pesquisadores e alunos.

A qualificação dos profissionais que passam pelos departamentos de Agroindústria, Alimentos e Nutrição; Ciência do Solo; Ciências Biológicas; Ciências Exatas; Ciências Florestais; Economia, Administração e Sociologia; Engenharia Rural; Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola; Genética; Produção Vegetal e Zootecnia são comparáveis aos melhores desenvolvidos nos mais avançados países do mundo.

A existência de uma instituição com a qualidade e a eficiência demonstrada há décadas pela ESALQ é, sem dúvida alguma, motivo de orgulho para todos os piracicabanos e brasileiros.

 Roberto Felício

Deputado estadual e líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa

Deixe um comentário