Gente Nossa – Adhemar de Barros e Carlos Botelho

Adhemar de Barros

Foi interventor de São Paulo e governador por duas vezes. Nasceu em Piracicaba no dia 24 de abril de 1901. Foi cassado pela revolução militar. Morreu em Paris em 12 de março de 1967. Sua mulher, Leonor Mendes de Barros, era sobrinha do médico piracicabano Paulo de Moraes Barros.

Esalq_google

Carlos Botelho foi um dos grandes incentivadores da criação da ESALQ. (imagem: reprodução Google)

Carlos Botelho

Nascido em Piracicaba, em 14 de maio de 1855, Carlos José de Arruda Botelho era médico, político, lavrador e pecuarista. Seu pai, António Carlos, também piracicabano, foi barão, visconde e conde de Pinhal, um dos fundadores da atual cidade de São Carlos. O médico Carlos Botelho fundou o primeiro hospital particular, clínico e cirúrgico de São Paulo, a “Casa de Saúde Dr. Botelho”, no Brás. Foi secretário da Agricultura, ajardinou o parque do Ipiranga, criou o Jardim Zoológico e o da Aclimação naquela cidade. Foi um dos responsáveis pela criação da ESALQ.

[Este conteúdo foi publicado no “Almanak de Piracicaba”, editado pelo jornalista Cecílio Elias Netto, do jornal impresso “A Província”, que circulou como suplemento do jornal “A Tribuna Piracicabana”. Para este projeto, foram elaborados vários fascículos ao longo do período de novembro de 1995 a agosto de 1997.]

Outros conteúdos estão reunidos na TAG Almanak de Piracicaba.

Deixe uma resposta