Incineração da Bandeira

Incineração da Bandeira

O Dia da Bandeira Nacional foi instituído logo após a Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889. Para celebrar a bandeira nacional, a da República, instituiu-se o dia 19 de novembro, dia de solenidades marcantes, pelo menos nos tempos passados.

No dia 19 de novembro, acontece, também, a incineração das bandeiras velhas. Em Piracicaba, a pira da incineração foi inaugurada em 1956, naquela data. A foto é da inauguração da pira, no Marco da Bandeira, na Praça José Bonifácio. O Tiro de Guerra celebrou a data com toda a honra, tendo seis atiradores escolhidos para a incineração das bandeiras velhas.

Na foto, o atirador Wladir Santos, inaugurando a incineração de bandeiras na pira do Marco, com o importante detalhe: a bandeira incinerada, em trapos, tinha sido levada pelos revolucionários de 1932 ao campo de batalha em reação a Getúlio Vargas. Ao fundo, na foto, e na esquina da praça, vê-se parte da mítica Sorveteria Paris, local de encontro das famílias e da juventude piracicabanas.

Deixe um comentário