O hotel polêmico

O hotel polêmico

Muitos prefeitos tentaram e ainda tentam repetir e imitar Luciano Guidotti. No entanto, os que o fizeram, e ainda tentam, repetiram e imitaram defeitos, não conseguindo repetir e imitar virtudes. E um dos grandes erros de Luciano Guidotti – diante de grandes êxitos – foi o de ter-se descuidado do social. Para ele, era preciso construir, fazer obras, mesmo sem planejamento e conforme suas idéias e obsessões. Eram outros tempos, Piracicaba precisava ser praticamente reconstruída e Luciano fez a grande revolução urbanística da cidade.

Nas décadas de 1950/70 (Luciano administrou Piracicaba por duas vezes, até sua morte ao final dos 1960) a administração pública queria suprir as deficiências da iniciativa privada. Luciano Guidotti tinha obsessão por construir um hotel, pois a cidade era carente. Derrubou o belíssimo parque à beira rio, criado por Luiz de Queiroz e depois chamado de Parque Sachs, de André Sachs. E pôs-se a construir o Hotel Beira Rio.

A foto, da década de 1960, de autor desconhecido, mostra o esqueleto da construção que ficou parada por algum tempo. Discutia-se se não seria melhor um hospital do que um hotel. Luciano Guidotti quis, teimou e construiu o Hotel Beira Rio, agora em mãos de particulares.

Deixe um comentário