Festa das Nações: Barraca Brasil Norte terá peixe à parmegiana

thumb.aspxParticipante da Festa das Nações há 19 anos, o Berçário Antônia Sturion e Creche Branca de Azevedo, responsável pela barraca Brasil Norte, apresenta novidades nesta edição: o peixe à parmegiana.

O jantar antecipado ocorre nos dias 15 e 16 de maio e os convites estão à venda pelo telefone (19) 3433-0586 ou na sede da entidade (Rua do Rosário, 1477 – Centro).

A barraca oferece, na categoria pratos quentes principais, cuscuz de carne seca (grande), cuscuz de frango (grande), escondidinho do Norte (carne seca com purê de mandioca e arroz), filé à parmegiana com arroz e batata frita, peixe à parmegiana com arroz e batata frita, salada mista.

No menu de porções, arroz branco, batata frita (porção/individual), bolinho de carne seca, cuscuz de carne seca (individual), cuscuz de frango (individual), escondidinho (individual) e salada mista.

A lista de sobremesas é vasta: trufa de chocolate, bombom de morango, merengue de morango, mousse de chocolate, mousse de maracujá, pavê de brigadeiro, pavê de Sonho de Valsa, pavê de cacau e pirulito de chocolate.

A carta de bebidas inclui cerveja (lata), cerveja sem álcool e escura, refrigerante (lata), água (com e sem gás de 510ml), batida na taça, caipirinha do Norte (batida com polpa de frutas), sucos (caju, cupuaçu, graviola, morango, açaí) e açaí na tigela (300g).

Nesta edição, a rainha da barraca Brasil Norte é Aline dos Santos e a embaixadora, Nicole Machado Azevedo.

A 30ª Festa das Nações de Piracicaba, realizada pela Prefeitura Municipal por meio do Fundo Social de Solidariedade, ocorre de 15 a 19 de maio, no Engenho Central, com a participação de 21 entidades representando diferentes nacionalidades.

Sobre a entidade – O Berçário Antônia Sturion e Creche Branca de Azevedo foi fundado em 1944, com o nome Creche Anita Costa, por um grupo de senhoras, sendo Branca Azevedo eleita a 1ª presidente. A ideia era prestar apoio às esposas de piracicabanos enviados para a Segunda Guerra Mundial, as quais tiveram que assumir a responsabilidade de sustentar seus filhos, no sentido de assistir as crianças de 4 meses a 7 anos de idade. Em 1954, o Serviço Social de Piracicaba enviou ao Serviço Social do Estado um levantamento de todas as obras assistenciais existentes na época. Este indicava a creche em deplorável estado. Com apoio do então prefeito, Luciano Guidotti, as crianças foram transferidas provisoriamente ao Dispensário dos Pobres.

Entre idas e vindas, foi idealizada a construção de um prédio próprio, numa área de 1.600 m², situada na Rua do Rosário, 1477, esquina com a Rua Ipiranga, no Centro. Foram realizadas campanhas para arrecadação de fundos, com empenho da Diretoria eleita em 1966. Em março de 1969, foi lançada a pedra fundamental. Em 1º de março de 1971, com o nome Berçário Antônia Sturion e Creche Branca de Azevedo, em homenagem à 1ª presidente e mãe do então presidente, a entidade foi inaugurada no novo endereço, onde permanece até hoje.

Atualmente, são 100 crianças matriculadas em período integral, com idade de 2 anos a 5 anos e 11 meses, as quais recebem orientação pedagógica, psicológica, médica, odontológica, nutricional e assistência social, com prioridade ao atendimento dos mais carentes, por meio de criterioso processo de triagem. Conta com brinquedoteca, sala de televisão e vídeo, cozinha industrial e refeitórios, ambulatório médico e odontológico, salas para equipe técnica e direção, instalações sanitárias adaptadas para crianças, pátio coberto, área de recreação, salas de aula, parques infantis e muito mais.

Foi a primeira instituição de educação infantil de Piracicaba a atender integralmente as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1966, que, conforme artigo 63, estabelece que “cabe ao curso normal superior (ou magistério) a formação de docentes  para lecionar na educação infantil “. Possui os certificados de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. Está também cadastrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O alvará de funcionamento de Instituição de Educação Infantil junto à Secretaria Municipal de Educação encontra-se regularizado.

O Berçário Antônia Sturion e Creche Branca de Azevedo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h50, na Rua do Rosário, 1477, no Centro de Piracicaba/SP. Telefone: (19) 3433-0586.

Deixe uma resposta