17º Passeio de Barcos pelo Rio Piracicaba acontece dia 1 de fevereiro

cartaz-xvii-passeio-de-barcos_menorO 17º Passeio de Barcos pelo Rio Piracicaba será realizado dia 1 de fevereiro (sábado) com partida às 9h30 da rampa da Rua Porto – Piracicaba/SP, com travessia até Santa Maria da Serra/SP, percorrendo cerca de 90 km de rio (48,59mn).

Promovido pelo jornal Gazeta Regional, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, é um evento que visa oferecer aos navegantes o lazer do turismo náutico, a conscientização sobre o meio ambiente e a preservação dos recursos hídricos.

O dia de Nossa Senhora dos Navegantes será comemorado este ano no domingo, dia 2 de fevereiro, e o Passeio acontecerá no sábado (01), com os barcos acompanhados pela imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. Em 2013 o Passeio de Barcos contou com 232 embarcações, 928 pessoas embarcadas com participantes de Piracicaba e mais outras 20 cidades.

Haverá uma barraca para inscrições ao passeio no Largo dos Pescadores – Rua do Porto, a partir do dia 26 de janeiro, das 16h às 20 horas, todos os dias da semana. Ao preencher a ficha de inscrição e pagar a taxa de R$ 20, o participante receberá o regulamento, boné, rota de navegação, roteiro rodoviário, adesivo para o barco, folheto turístico, etc.

A Marinha do Brasil ressalta que só poderão participar do Passeio, barcos com toda a documentação em ordem, e que estejam de posse no dia do evento, dos documentos do barco, seguro, licença, equipamento de salvatagem (coletes, etc.) – sendo um colete por passageiro, termo de responsabilidade, piloto com habilitação mínima de ARRAIS, lotação e peso adequados à embarcação. No caso de grandes embarcações, como lanchas, é também recomendado que o barco tenha uma boia circular e uma ferradura de 20 metros de retinida amarrada na embarcação.

Esse evento conta com o apoio e colaboração da Prefeitura de Piracicaba, por meio de diversas secretarias municipais, entre elas a SETUR, a Guarda Civil, a Brigada de Emergência, além de instituições como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Polícia Militar, a Marinha do Brasil, a Prefeitura de Santa Maria da Serra, a Irmandade do Divino, o Clube dos Navegadores do Bongue, entre outros.

Informações, fichas de inscrição, regulamento etc., já estão no sitewww.passeiodebarcos.com.br, ou podem ser obtidas pelo telefone (19) 3433.8675 com Sr. Moura, em Piracicaba.

Programação do 17º Passeio de Barcos

-> 24/01/2014 – Missa dos Navegantes, às 20h, no Clube dos Navegantes do Bongue (ANABONGUE), que fica à Av. Cruzeiro do Sul, 3300.

-> 26/01/2014 – Início das inscrições em barraca na Rua do Porto/Largo dos Pescadores (das 16 às 20 h)

-> 31/01/2014 – às 12h30, soltura de peixe no Rio Piracicaba na Estância Tamanduá em Santa Maria da Serra, com 100 mil alevinos pela AES-TIETÊ como parte do Passeio de Barcos.

-> 01/01/2014 – em PIRACICABA

8h – Show sertanejo com Moises Giacomini e Claudemir- na Rua Porto.
8h45 – Aviso aos Navegantes – Comandante Geral do Passeio de Barcos da Gazeta Regional.
9h – Benção dos barcos – palavra do sacerdote católico e benção das embarcações.
9h15 – Transporte da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em procissão, da barranca até a embarcação que a levará rio abaixo.
9h30 – Saída do 17º Passeio de Barcos sob fogos de artifício
9h40 – Chuva de Rosas de cima da Ponte do Morato

-> 01/01/2014 – em SANTA MARIA DA SERRRA

Haverá uma tenda de recepção no Condomínio Tamanduá aos navegadores, montada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria da Serra, e o valor arrecadado com a venda de bebidas e lanches será revertido ao Fundo Social de Santa Maria da Serra
Haverá também show sertanejo com a dupla Moises Giacomini e Claudemir, e banda.
Lembramos de que é um passeio e não uma competição de velocidade ou de manobras radicais ou ainda de potência dos motores. A Marinha fiscalizará os participantes.

Regulamento e informações importantes sobre o 17º Passeio de Barcos

1. A velocidade é determinada pela Comissão Organizadora.
2. INSCRIÇÃO – a inscrição da embarcação junto a COMISSÃO ORGANIZADORA (CO) pode ser realizada no local do evento ou antecipadamente. As Fichas de Inscrição podem ser preenchidas na barraca montada no Largo dos Pescadores, na Rua do Porto, a partir do dia 26 de janeiro, em lojas de e pesca e náutica em Piracicaba, e no site do passeio:www.passeiodebarcos.com.br.
2.1 TAXA DE INSCRIÇÃO: será de R$ 20,00 por embarcação. As fichas serão entregues PREENCHIDAS nas Barracas de recepção no dia do Passeio e assinada pelo Comandante da embarcação que receberá nesse ato o ADESIVO do Passeio de Barcos para colar na embarcação e poder participar do evento no rio Piracicaba. Os participantes deverão cumprir as exigências do REGULAMENTO, DA COMISSÃO ORGANIZADORA E AS DA NORMAM-3 DA MARINHA referente a Eventos Esportivos de acordo com o art. 113 e item 0403, etc.
3. Ao assinar a ficha de inscrição o Comandante da embarcação e seus convidados (os participantes) estão de acordo com o Regulamento do Passeio (REG) e isentam o promotor do evento de qualquer responsabilidade civil.
4. Cada comandante de embarcação receberá:
a) Um boné personalizado do Passeio.
b) Uma sacola plástica para documentos,
c) Adesivo para a embarcação,
d) Adesivo para carro para entrar na Estância Tamanduá.
5. Nenhuma embarcação poderá adentrar as rampas sem o ADESIVO DO 17º PASSEIO DE BARCOS colado na Embarcação em local visível, preferencialmente na Proa acima da linha d´água.
Embarcações sem o adesivo do 17º Passeio de Barcos e portanto DESCUMPRINDO a exigência da Normam 3, art 113, item 0403 da Marinha do Brasil deverão dar lugar a outra que esteja devidamente adesivada.
6. Rampas: em Piracicaba estão disponíveis 2 rampas oficiais para acesso ao rio.
a. Rampa da Rua do Porto: desça a rua 13 de Maio até a Av. Beira Rio.
b. Rampa da Nova Piracicaba: Avenida Cruzeiro do Sul altura do número 3200.
7. Todas as embarcações deverão estar com a documentação em dia (seguro, licença, equipamento de salvatagem exigido (coletes, etc), termo de responsabilidade, piloto com habilitação mínima de ARRAIS, lotação e peso adequados à embarcação. Recomendamos também uma boia circular ou ferradura com de 20 metros de retinida amarrada na embarcação.
8. As embarcações deverão estar abastecidas, motores instalados e desamarradas das carretas para poderem adentrar as rampas, evitando perda de tempo. Os veículos não poderão permanecer na rampa.
9. Todos os participantes deverão cumprir as normas, orientações e determinações da COMISSÃO ORGANIZADORA e das autoridades da Marinha do Brasil (que estarão fiscalizando o Passeio de Barcos). A CO bem como a Marinha poderão determinar a retirada do Passeio de embarcação que estiver desrespeitando o REGULAMENTO.
10. As moto aquáticas (jet-skis) não fazem parte oficial deste Evento e participam por mera liberalidade e tolerância da Promotora do Passeio de Barcos e devem navegar no fim do comboio das embarcações. Os que fizerem parte do dispositivo de segurança do Passeio deverão navegar conforme determinado pelo plano de segurança. Nenhuma embarcação navegará à frente do barco da Santa a menos que autorizado por membro da CO.
11. Por orientação da Marinha do Brasil as embarcações navegarão formando agrupamentos e classificadas pela potência de seus motores e a CO os dividiu conforme segue: grupo 1 (motores acima de 90hp), grupo 2 (de 40 a 80hp), grupo 3 (30hp), grupo 4 (15 hp ou menores), grupo 5 (jet-skis) e que navegarão nessa ordem durante a travessia dos 90 km do PASSEIO DE BARCOS. Na dúvida durante a navegação peça apoio aos barcos da Comissão Organizadora (com bandeirinha amarela) ou se tiver rádio marítimo use o canal 6.
12. Paradas técnicas: 1ª: Rancho do Roncato, 2ª Vila Matilde – Tanquã.
13. Se o piloto não conhece o caminho NÃO atravesse o Tanquã sozinho.
14. A travessia da represa de Barra Bonita deve ser feita ANTES DAS 16 HORAS devido a problemas com ventos fortes e altas ondas além de chuva. Não navegue sozinho lá.
15. O que levar: Água para beber, Protetor solar , Boné, Lanches, capa de chuva.
Combustível suficiente: Cálculo prático Litros = potência/3 multiplicado por 5 horas.
16. Missa dos Navegantes: será no dia 24/01/2014 na Assoc. dos Navegantes do Bongue- às 20h00. Av Cruzeiro do Sul 3300.
17. As embarcações só adentrarão a rampa do Tamanduá se tiverem o Adesivo do 17º Passeio de Barcos colado no barco.
18. Informações: (19) 3433-8675 / 9151-4424 com Moura e [email protected]; b) www.passeiodebarcos.com.br

Deixe um comentário