Avenida Renato Wagner recebe iluminação com tecnologia LED

COLOCAÇÃO DE POSTES DE ILUMINAÇÃO AV RENATO WAGNER 08 16 JJ 2
A Prefeitura de Piracicaba executa a remodelação viária da avenida Renato Wagner desde fevereiro. Entre as principais mudanças, algumas em fase de conclusão, estão o novo pavimento asfáltico, a instalação do piso intertravado no calçadão e a ciclovia. O percurso de aproximadamente dois quilômetros também vai receber nova iluminação, com tecnologia LED. Os serviços de instalação começaram nesta semana.
Os postes metálicos ornamentais de nove metros de altura possuem braços para duas luminárias, uma voltada para a pista de rolamento e outra para o calçadão e ciclovia. No total serão colocados 38 postes e 76 luminárias.
A recuperação da avenida Renato Wagner integra o projeto das obras de intervenção urbanística do Complexo da Rua do Porto – Etapa I – que contempla todo o sistema viário e passeio às margens do rio. O investimento é de R$ 3,3 milhões. A obra contempla também novo paisagismo, com 105 “arvoreiras” dimensionadas para receber as novas mudas, bancos e 37 bocas de lobos, que reforçam a drenagem da avenida.
OUTROS PONTOS – As equipes que cuidam da substituição das lâmpadas comuns pelas de LED também trabalham na Avenida Limeira, onde existem os caminhos de passagem de pedestres, em frente ao Shopping Piracicaba. Lá serão instalados postes metálicos ornamentais de 4 metros de altura e luminárias LED de linha decorativa, com um total de 26 novos pontos. A iniciativa auxiliará também na iluminação da via pública, já que a avenida é mais larga que as demais.
VANTAGENS – O significado de LED é diodo emissor de luz. É um componente eletrônico semicondutor que emite luz de forma direcionada ao passar uma corrente elétrica por ele. Ou seja, é uma tecnologia de iluminação em estado sólido. Por isto utiliza uma fonte de energia denominada de driver, para provocar o seu acendimento.
As luminárias LED são construídas basicamente por vários LEDs montados de forma agrupada. Por serem fontes de luzes direcionáveis, possibilitam uma melhor uniformidade e maior rendimento luminotécnico, de forma a aproveitar 100% da luz emitida.
A luz emitida para aplicação em iluminação pública é branca e de alta qualidade, e possui índice de reprodução de cores acima dos 80%, dessa forma, as cores dos objetos iluminados são facilmente distinguíveis, propiciando uma melhor percepção e conforto visual.
As luminárias LED támbém são mais compactas que as convencionais. São modelos mais finos, o que propicia menor impacto visual e maior valorização do espaço urbano durante o dia.
O driver, que é uma espécie de fonte de energia e parte integrante e necessária para o funcionamento da luminária, será de construção eletrônica e com sistema construtivo preparado para receber um futuro controle por telegestão, que possibilitará o controle remoto e virtual das luminárias em tempo real, assim como possibilitará o controle da intensidade da luz emitida (dimerização).
As luminárias LEDs especificadas no projeto deverão possuir vida útil de 100 mil horas, com redução prevista de apenas 10% do aproveitamento inicial dentro do prazo de sua garantia, que deverá ser de 10 anos.
“As tendências com iluminação a LED são a redução dos custos globais. Mesmo que ainda haja um investimento inicial maior, ganhamos com a redução de consumo energético, maior vida útil, menor manutenção devido à baixa taxa de falhas, maior iluminância e melhor uniformidade”, afirma o secretário de obras, Arthur Ribeiro.
ILUMINADAS – Desde fevereiro, quando a prefeitura assinou um contrato de modernização do sistema de iluminação pública, várias avenidas foram contempladas. Na Centenário foram implantados 100 pontos de luz por toda extensão, a partir do entroncamento com a avenida Carlos Botelho, finalizando no entrocamento com a avenida Armando Dedini. Também foi substituída a iluminação comum pela de LED nas avenidas Pádua Dias, Conde do Pinhal, Monsenhor Martinho Salgot, Armando Dedini, avenida Independência (em conclusão), avenida Limeira.

Deixe um comentário