Encontro Estadual da Juventude do Fórum Paulista LGBT e 9ª Parada LGBT

11219300_531985833631460_5650990109033683803_nPiracicaba será palco de uma ampla discussão sobre gênero e diversidade sexual esta semana, com o Encontro Estadual da Juventude do Fórum Paulista LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), entre os dias 5 e 8/11, e a 9ª Parada LGBT, que acontecerá no dia 08/11. A realização é da ONG Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida) e Fórum Paulista LGBT, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Setur (Secretaria Municipal de Turismo), Secretaria Municipal de Saúde, Semtre ( Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), Secretaria de Governo, Comunicação Social, Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) e Guarda Civil, e do Sesc.

 

Alguns detalhes dos eventos foram informados à imprensa por meio de coletiva realizada hoje, 03/11, na sede da Semac. Participaram o prefeito Gabriel Ferrato, a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, o presidente do Casvi, Genésio Aparecido da Silva, o coordenador geral da Parada, Anselmo Figueiredo, e o coordenador do Programa DST e Aids da Secretaria de Saúde, Moisés Taglietta.

“É essencial enfrentar a questão da desigualdade de todos os tipos para consolidar a democracia. Sem democracia e sem liberdade não teremos um país civilizado e desenvolvido”, afirmou Ferrato.

 

A secretária Rosângela Camolese lembrou que a Semac apoia a Parada LGBT desde a sua primeira edição. “A Parada é mais uma das ações realizadas pela Prefeitura com o objetivo de garantir o respeito à diversidade”, enfatizou.

De acordo com Figueiredo, o Encontro tem como tema central O Tempo não Para: Educando para a Saúde do Jovem com Arte e Cultura e vai acontecer em espaços diversos, como o Teatro Erotídes de Campos, Sesc e Hotel Nacional Inn, de quinta-feira, 5, a domingo, 8/11 (confira a programação completa abaixo). “O seu objetivo é colocar na pauta do movimento LGBT paulista as vulnerabilidades da juventude, abordando questões como família, educação, cultura, saúde, segurança, mercado de trabalho, entre outras, com especial atenção à diversidade de orientação sexual e identidade de gênero”, explicou.

 

PRÊMIO – Na quinta-feira, 05, a partir das 19h, no Teatro Erotídes de Campos, acontecerá a cerimônia de entrega do Prêmio Respeito à Diversidade e Cidadania LGBT de Piracicaba e Região – 3ª Edição. O prêmio é concedido bienalmente a pessoas físicas ou jurídicas da sociedade civil organizada, poder público e setor privado que se destacaram em ações em prol da causa LGBT em Piracicaba e/ou em cidades da região. Este ano serão homenageados o prefeito Gabriel Ferrato, a secretária de Turismo, Rose Massaruto, o secretário de Governo, José Antonio de Godoy, o juiz Wander Pereira Rossetti Júnior, o ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o prefeito de Limeira, Paulo Hadich, a coordenadora de DST/Aids de Rio Claro, Neide Heloisa Outeiro Pinto, e a secretária estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Heloisa Gama Alves.

 

PARADA – A concentração para a 9ª Parada LGBT de Piracicaba está marcada para às 14h do domingo, 08/11, na Praça São Vicente de Paulo, que fica no cruzamento das avenidas 31 de Março e Independência. Às 16h, os participantes seguem pela avenida José Micheleti até a rua XV de Novembro e descem até a avenida Beira Rio. De lá, chegam ao Engenho Central, onde ocorrem os shows, pela Passarela Estaiada. Entre as atrações, estão DJs, como Paulo Pringles, Paulo Jorge e Lucas Santos, e a banda Uó. Mais informações podem ser conferidas na página da Parada no Facebook.

O Encontro e a Parada terão como apresentadores oficiais a drag Tchaka e Anselmo Figueiredo.

O Governo do Estado também apoia a iniciativa por meio das secretarias de Saúde e Cultura. A ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e os grupos (Mulheres que Amam Mulheres), Glitter (Grupo Pela Liberdade e Inclusão De Travestis e Transexuais Expressando o Respeito) e Grupo Lambda, são apoiadores.

 

SERVIÇO – Encontro Estadual da Juventude do Fórum Paulista LGBT, entre os dias 5 e 8/11 (confira a programação completa abaixo). 9ª Parada LGBT, dia 08/11, com concentração na praça São Vicente de Paulo (cruzamento das avenidas 31 de março e Independência), a partir das 14h, e shows no Engenho Central. Gratuitos.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Encontro Estadual da Juventude do Fórum Paulista LGBT

 

O Tempo não Para: Educando para a saúde do jovem com arte e cultura

 

05 a 08 de novembro de 2015

 

05/11/2015 – QUINTA-FEIRA – TARDE

Local Hotel Nacional Inn

13h30 / 15h30 – Boas vindas aos participantes e divisão em 6 equipes para o início do Rainbow Game (Gincana do Arco íris) que acontece durante todo o Encontro.

15h30 / 16h00 – Coffee Break

16h00 / 18h00 – OFICINAS (Simultâneas)

  • Oficina de Sexo Seguro e Prevenção às DST e Aids (prevenção combinada) com Andrey Lemos do Departamento de Apoio a Gestão Participativa, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (DAGEP/SGEP) do Ministério da Saúde e Genésio Silva, psicólogo, Coordenador do Projeto Vivendo a Diversidade e Coordenador Geral da ONG Casvi.

 

  • Oficina de Drag Queen com Mara Rubya, Drag Caricata, Paulinha Flash, atriz e apresentadora da Parada LGBT de Piracicaba e Nivea Ly, dançarina, Diva da Parada LGBT de Piracicaba de 2013 e Madrinha da Parada de Limeira.

 

  • Oficina de vídeo “SOU VISTO, LOGO EXISTO”, com Bruna Epifânio, da Filó Educação, Comunicação e Arte.

 

  • Oficina de Teatro do Oprimido (teatro-fórum), com Leo Silva, diretor do grupo de Teatro Por Volta de Logo Depois e presidente da APITE (Associação Piracicabana de Teatro)

 

 

05/11/2015 – QUINTA-FEIRA – NOITE

Local Teatro Erotides de Campos

 

19h00 / 22h00 – Solenidade de abertura

 

Apresentação Tchaka Drag e Anselmo Figueiredo

 

19h00: Coquetel e música ao vivo com Bia Ferreira

 

19h30: Prêmio Respeito à Diversidade e Cidadania LGBT de Piracicaba e Região –

3ª Edição

*Concedido bienalmente a pessoas físicas ou jurídicas da sociedade civil organizada, poder público e setor privado que se destacaram em ações em prol da causa LGBT em Piracicaba e/ou em cidades da região.

 

20h00: Mesa de abertura

 

Redes do Movimento Social LGBT e do Movimento de Juventude – Fórum Paulista LGBT, ONG Casvi, Grupo MAM, Grupo Lambda, UNE, UJS, ABGLT, ANTRA, ABL, Fórum Paulista TT, UNA-LGBT

 

Representantes do poder público local (Prefeito, Secretaria Municipal da Ação Cultural, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Saúde), estadual (Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Diversidade Sexual de São Paulo, Programa Estadual DST e Aids, Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba), federal (Ministério da Saúde/ Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais e Dagep/SGEP.

 

Representantes de Conselhos (Conselho Nacional da Juventude – CONJUVE, Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais / CNCD/LGBT, Conselho Estadual LGBT e Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual de Piracicaba – CMADS)

 

21h30: Entrega do prêmio O Tempo Não Para

*Homenagem do Fórum Paulista LGBT a ativistas do movimento LGBT que desde sua juventude protagonizam a luta por direitos de jovens e LGBT, empoderando e formando novas lideranças

 

Homenageados

 

Alessandro MelchiorCoordenador Municipal LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo

Regina FacchiniDoutora pela Unicamp, Grupo PAGU

Beto de JesusConsultor em Educação e Diversidade para projetos institucionais de

Organizações Governamentais e Não Governamentais e Secretário de Relações internacionais da ABGLT

Cássio RodrigoAssessor de Cultura, Gênero e Etnias da Secretaria de Cultura do estado de São Paulo e presidente do Conselho Estadual LGBT

Irina Bacci – Coordenadora do Disk 100 – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Gil Casimiro – Assessor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (DDAHV-MS)

Andrey Lemos – Presidente da UNA-LGBT e assessor técnico do DAGEP/SGEP

Eduardo Barbosa – Coordenador do CRD (Centro de Referência da Diversidade) – São Paulo/SP

Alexandre Peixe dos Santos (Xandão) – ex-presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e Coordenador Adjunto do Fórum Paulista de Travesti e Transexuais

Janaína Lima – Ativista do Movimento de Travestis e Transexuais do estado de São Paulo, integrante do Grupo Identidade de Campinas-SP

 

06/11/2015 – SEXTA-FEIRA – MANHÃ

Local Hotel Nacional Inn

10h00 / 11h00 – Apresentação da peça Vitrines, monológo da atriz Alessandra San Martin, com o Grupo Por Volta de Logo Depois

11h00 / 12h00 – Bate papo sobre a questão de Gênero com Celia Regina Rossi (doutora pela Faculdade de Educação da USP, professora da UNESP de Rio Claro), Fernanda de Moraes, (Coordenadora Geral do Fórum Paulista TT e Coordenadora Ajunta do Fórum Paulista LGBT) e Daniela Veiga (Segunda diretora LGBT da UNE).

 

06/11/2015 – SEXTA-FEIRA – TARDE

 

Local SESC Piracicaba

14h00 / 15h30 – Roda de Conversa sobre Educação e Mercado de Trabalho – desafios para a Juventude LGBT.

Convidados

Alessandro Melchior, coordenador LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo/SP; Daniela Veiga/diretora LGBT da UNE; Beto de Jesus, secretário de Relações Internacionais da ABGLT; Rick Ferreira/sociólogo, ativista LGBT; Sérgio Furtuoso / Secretário Municipal de Trabalho e Renda de Piracicaba; Ângela Lopes/Coordenadora da Diversidade Sexual de São Carlos/SP

 

Mediação: Anselmo Figueiredo – Coordenador Geral do Fórum Paulista LGBT

 

*Esta atividade contará a presença de 50 alunos do Ensino Médio da Rede estadual de Piracicaba

 

15h30 / 16h00 – Coffee Break

 

16h00 / 16h30 – Teatro Fórum – resultado da Oficina Oficina de Teatro do Oprimido, com Leo Silva, diretor do grupo de Teatro Por Volta de Logo Depois e presidente da APITE (Associação Piracicabana de Teatro)

16h30 / 18h00 – Segurança Pública: o Direito de ir e vir…e manifestar afetos em público –

Convidados: Soninha Francine (Coordenação Estadual de Políticas Públicas para Diversidade Sexual do estado de São Paulo), Dra. Vanessa Vieira (Comissão da Diversidade Sexual da Defensoria Pública do estado de São Paulo), Capitão Silas (Guarda Civil de Piracicaba), Renato Morgado (ativista de Movimentos Sociais de Piracicaba) e Irina Bacci (coordenadora Disk 100, da SDH do Governo Federal)

Mediação de Rhayana Meirelles – Coordenadoria Executiva do Fórum Paulista LGBT

 

06/11/2015 – SEXTA-FEIRA – NOITE

Local SESC Piracicaba

20h00 / 21h20 – Apresentação do filme Hoje eu quero voltar sozinho

21h20 / 22h00 – Bate-papo com Regina Facchini, antrapóloga, pesquisadora do Grupo Pagu e doutora pela UNICAMP e Anselmo Figueiredo, jornalista, ator, Coordenador Geral do Fórum Paulista LGBT e da Parada LGBT de Piracicaba.

22h00: Confraternização no Colombina Bar – Largo dos Pescadores/Rua do Porto

 

07/11/2015 – SÁBADO – MANHÃ

Local: Largo do Mercadão e Praça José Bonifácio

10h00 / 11h00 –Caminhada de Divulgação da 9ª Parada LGBT de Piracicaba pelo centro da cidade.

*Concentração: Largo do Mercadão – Trajeto: Rua Governador Pedro de Toledo até a Praça José Bonifácio

11h00 / 12h30: Espetáculo de Teatro de Rua com a Cia Teatro Imaginário Marancangalha, do Mato Grosso do Sul

(Abertura do Fentepira – Festival Nacional de Teatro de Piracicaba)

 

07/11/2015 – SÁBADO – TARDE

Local: Anfiteatro do Hotel Nacional

14h00 / 14h15 – Apresentação esquete teatral Nhá Borrachuda, com a Cia Estado de Cio –Núcleo de Teatro da ONG Casvi de Piracicaba

 

14h15 / 15h45 – Saúde Integral da População LGBT

Convidados: Andrey Lemos – Departamento de Apoio a Gestão Participativa, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (DAGEP/SGEP) do Ministério da Saúde, Marcia Giovanetti – Coordenadora do Comitê Estadual Saúde Integral LGBT

 

Mediação: Anselmo de Figueiredo – Coordenador Geral do Fórum Paulista LGBT

 

15h45/16h15 – Coffee Break

 

16h15/18h30 – Juvenilização da epidemia de Aids no Brasil

 

Convidados: Gil Casimiro, Gerente do CPAS/Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde; Beto de Jesus, Investigador no Estudo “A Hora é Agora” – Abordagem integral para a testagem de HIV e vinculação com a assistência a homens que fazem sexo com homens em Curitiba-PR; Paulo Giacomini, representante da RNP São Paulo, Genésio Silva, Coordenador Geral da ONG Casvi, Representantes da Rede Nacional de Jovens Vivendo com HIV, e representante da Coordenação Estadual DST Aids de São Paulo e das Coordenações Municipais DST e Aids (Piracicaba, Campinas, Rio Claro)

 

Mediação: Denílson Pimenta – Coordenador de Juventude do Fórum Paulista LGBT

 

18h30 – Passeio pontos turísticos Piracicaba (elevador panorâmico, Mirante, Engenho Central, Ponte Estaiada e Largo dos Pescadores)

 

07/11/2015 – SÁBADO – NOITE

Local: Hotel Nacional Inn

20h30: Apresentação/resultado da Oficina de Drag Queens – Cada equipe da Gincana terá que apresentar 1 Drag/novo talento

21h00: Jantar

23h30: Festa da Parada LGBT de Piracicaba na Boate EDUB CLUB AND LOUNGE

 

08/11/2015 – DOMINGO – MANHÃ

Local: Hotel Nacional Inn

10h00 / 11h30 – Oficinas

  • Confecção de cartazes e faixas para a concentração da 9ª Parada LGBT de Piracicaba, comDenílson Pimenta
  • Preparação para ação de prevenção às DST Aids na Concentração da 9ª Parada LGBT de Piracicaba, com Andrey Lemos e Genésio Silva

 

11h30 / 12h00 – Divulgação da classificação final do Rainbow Game (Gincana do Arco íris)

Deixe um comentário