Exposição Viagem por uma São Paulo Alemã será aberta no domingo

Os painéis trarão resgates históricos sobre a imigração alemã em São PauloO Shopping Piracicaba recebe, a partir de domingo (10), a exposição Viagem por uma São Paulo Alemã, organizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e Instituto Martius-Staden, com apoio do Rotary Club de Piracicaba – Vila Rezende e Fundação Visconde de Porto Seguro.

A mostra, que fica disponível para visitação até o dia 27 de abril, já passou por diversos institutos, escolas e espaços públicos do estado, retratando os 180 anos da imigração alemã em São Paulo (de 1829 a 2009). Ao todo, são 28 painéis com textos, fotos e gravuras que apresentam a influência dos imigrantes e seus descendentes durante os primeiros 100 anos, de 1829 a 1930, por meio de imagens e documentos históricos.

Entre os assuntos expostos, os clientes que passarem pela exposição poderão conferir a chegada dos pioneiros, experiências religiosas, escolas alemãs, vida comunitária, lazer e cultura, esporte, tradição, sociedades beneficentes, empreendedorismo e inovação, tempos de guerra e contribuição ao desenvolvimento de São Paulo.

Valdiza Maria Capranico, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, explica que a exposição é muito concorrida por conta de seu caráter histórico-cultural. “Constantemente vemos referências alemãs no dia a dia, seja em um restaurante com pratos típicos, manifestações culturais de música e literatura ou mesmo no futebol. Com esta mostra queremos levar um pouco mais deste rico intercâmbio entre Alemanha e Brasil”, complementa.

Para Vitor Pires Vencovsky, presidente do Rotary Club de Piracicaba – Vila Rezende, a exposição contribui com os objetivos do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary. “Dois jovens alemães estão em Piracicaba para conhecer e trocar experiências culturais”, informa Vitor.

A exposição ficará no corredor do Restaurante Madero e Tok & Stok e também faz parte da Semana da Língua Alemã, comemorada em todo o Brasil, de 23 a 29 de abril.

 

SERVIÇO:

Exposição Viagem por uma São Paulo Alemã no Shopping Piracicaba

10 a 27 de abril

Local: Corredor do Restaurante Madero e Tok & Stok

Organização: Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e Instituto Martius-Staden

Apoio: Shopping Piracicaba, Rotary Club de Piracicaba – Vila Rezende e Fundação Visconde de Porto Seguro

Informações: (19) 9.9608.6269 / (19) 3434.4499

Deixe um comentário