GECOM leva Salão de Humor à programação do mês do meio ambiente da ESALQ

Trabalho de Budi Suryawan,      da Indonesia, integra mostraCom o objetivo de incentivar o olhar crítico às questões ecológicas por meio das artes gráficas, o GECOM (Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação e Comunicação Ambiental) da Esalq/USP apresenta na próxima quinta, 11, em duas sessões, às 11h e às 13h, no Centro de Vivência, a exposição multimídia “Salão de Humor e Meio Ambiente”, que compõe a programação realizada pela universidade em homenagem ao mês do meio ambiente. A entrada é gratuita.

A mostra é uma seleção de trabalhos que fazem parte da mostra temática de 2010 do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que conta com charges, cartuns e tiras, compilados em formato de vídeo editado pelo pesquisador do grupo Rafael Bitencourt, com auxílio dos também membros e pesquisadores Claudia Assencio e Letícia Baccarin, sob orientação da coordenadora, a professora Laura Alves Martirani.

“O meio ambiente está constantemente na pauta mundial e tem sido debatido por toda a sociedade, que tem, cada vez mais, entendido a importância da consciência ecológica. O tema serviu de inspiração para os cartunistas que, por meio de abordagens bem humoradas e de fácil assimilação pelo público, evidenciaram problemas graves”, afirma Bitencourt.

O vídeo foi apresentado na abertura das atividades, no último dia 3. “Tivemos uma ótima receptividade de professores, funcionários e alunos do campus, que são sensíveis à causa ecológica e perceberam a força do desenho de humor para a conscientização. A expectativa é de contarmos mais uma vez com a presença do público”, completa o pesquisador.

A exposição multimídia conta com parceria de Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu). “A universidade é muito sensível aos problemas do planeta, além de ser um importante ponto para a discussão. Essa atividade é muito importante, pois faz com que o trabalho crítico dos artistas chegue aos alunos, professores e funcionários da Esalq, fomentando um debate produtivo em prol de um mundo
melhor”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

DOCUMENTÁRIO – Também na próxima quinta, 11, no Centro de Vivência da Esalq,
será exibido, a partir das 15h, o documentário “Nas Águas do Piracicaba”, produzido em 2012 e dirigido por Laura Alves Martirani, professora e coordenadora do grupo.

“O documentário apresenta as problemáticas que afetam a qualidade e a quantidade de água no contexto da região da bacia do rio Piracicaba, pesquisas científicas e o desenvolvimento de políticas públicas para conservação ambiental”, afirma Laura.

INSCRIÇÕES – A 42ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba acontece entre os dias 22 de agosto e 04 de outubro de 2015 no Engenho Central, em Piracicaba. Artistas do mundo todo – amadores ou profissionais – podem se inscrever e concorrer a prêmios que, no valor total, somam cerca de R$ 55 mil reais. As inscrições vão até o dia 17 de julho. Para mais informações, inclusive sobre as condições de participação, o endereço eletrônico é salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. Os telefones para contato são (19) 3403-2620 e (19) 3403-2615.

Deixe uma resposta