Hospital UNIMED recebe exposição Multiplus

IMG_0590O Hospital Unimed Piracicaba apresenta até 21 de dezembro, nas salas de convivência dos blocos de internação do centro médico, a exposição fotográfica MultiPlus, assinada pelo fotógrafo Alessandro Maschio. A mostra, que integra o calendário do programa Humaniza Unimed, conta com imagens espontâneas de gêmeos idênticos e fraternos. “Mais do que oferecer a melhor assistência médica da cidade e região, acreditamos na cura por meio de atividades culturais e de entretenimento. Por este motivo, o programa resolveu trazer uma exposição tão sensível, que reverencia a vida e os bons momentos em família”, disse o presidente da Cooperativa, Carlos Joussef.

Em MultiPlus, Maschio compartilha histórias coletadas durante entrevistas com gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos e quíntuplos de idades distintas e residentes em Piracicaba, Santos, Sorocaba, Santa Bárbara d’Oeste, Salto e São Pedro. “O mundo dos gêmeos é pouco explorado e desperta curiosidade. A mostra nasceu depois de observar as diferenças entre minhas filhas gêmeas que, apesar de terem dividido o mesmo útero, têm personalidades bem diferentes”, conta.

Além das fotografias, pacientes e clientes que visitarem a exposição podem ler citações e curiosidades sobre o relacionamento dos irmãos retratados. As histórias completas estão em alessandromaschio.com/blog e são assinadas por outras duas integrantes do projeto, as jornalistas Angela Rodrigues e Celiana Perina. No blog é possível conferir também outras imagens feitas durante as entrevistas.

HISTÓRIAS

Ao todo, participam 20 famílias de irmãos gêmeos. A escolha dos integrantes de MultiPlus foi em função das idades e histórias. Entre os entrevistados há o emocionante relato dos quíntuplos piracicabanos Nicolas, Milena, Ana Helena, Vitória e Ramon San Juan Baccin, de 13 anos, que nasceram após inúmeras tentativas. Eles tornaram-se os primeiros quíntuplos do Estado de São Paulo, na época.

Há também as gêmeas idênticas Anna e Amália Gava, 76 anos, que, na infância, por várias vezes, foram confundidas pelo pai na hora das broncas. E ainda a história do nascimento das trigêmeas idênticas Clara, Roberta e Luísa Vitti, 5, que foram concebidas pelos pais para cuidar do irmão mais velho, que tem limitação motora. “Quando olhamos ao nosso redor, observamos histórias de gêmeos, e o mais interessante é que elas vieram como imãs até nós. Então, em 2015 começamos o projeto: captação de imagens e as entrevistas”, conta Celiana.

ANOTE– Exposição MultiPlus montada até 21 de dezembro, nas salas de convivência dos blocos de internação do Hospital Unimed (avenida Antonia Pazzinato Sturion, 1.221, Jardim Petrópolis, Piracicaba). Visitação diária para pacientes e clientes. Informações (19) 3124-3498.

Deixe um comentário