Manual de Sinalização para obras em vias públicas

Foi lançado, no último dia 24, no gabinete do prefeito Gabriel Ferrato, o Manual de Sinalização Para Obras em Vias Públicas de Piracicaba, produzido pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), conforme Lei Municipal 8.200, de maio de 2015.

O manual foi desenvolvido com base em outras regulamentações em vigor no país, em especial no Estado de São Paulo, e servirá de referência para todas as empresas, públicas e privadas, que fazem serviços em via públicas e interferem, de alguma maneira, na fluidez do trânsito.

De acordo com Jorge Akira, secretário da Semuttran, “a regulamentação deve melhorar a fluidez do trânsito nos pontos de obras devido à sinalização padronizada proposta, para que o motorista saiba onde estão os obstáculos, entenda corretamente os desvios e seja orientado sobre rotas alternativas”.

O manual será encaminhado às empresas de telefonia, CPFL, Águas do Mirante, Associação dos Engenheiros Arquitetos de Piracicaba, bem como todas as secretarias municipais afins, como Obras, Semae, Sedema e a própria Semuttran. A fiscalização sobre sua aplicação será feita pelos fiscais da pasta de trânsito e terá inicialmente caráter de advertência, para subsequente multa em caso de insistência na infração.

Segundo o prefeito Gabriel Ferrato, o objetivo da material é dar ciência da lei que já está em vigor na cidade de forma didática. “Porque muitas empresas sequer conhecem as leis municipais, por isso não as respeitam”. O prefeito disse ainda que a Semuttran tem desenvolvido um trabalho eficiente de conscientização e educação para o trânsito, bem como tem melhorado a sinalização do espaço urbano, “o que fez com que os índices de acidentes de trânsito caíssem acentuadamente no município”, enfatizou.

“Damos, com isso, mais um passo no sentido de construir uma cidade que respeita os direitos dos cidadãos e, deste modo, melhorarmos ainda mais a qualidade de vida de nossa gente”, concluiu Gabriel Ferrato.

Deixe um comentário