Museu de Piracicaba municipaliza o prédio e começa a transferir acervo

1-dsc05833O prédio que abriga o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em Piracicaba (SP), foi oficialmente transferido do Estado para o município. A parceria entre as duas esferas existe há pelo menos 15 anos e o próximo passo será a municipalização do acervo. Desde 2009, quando o espaço passou por remodelação, a equipe responsável pelo trabalho no museu é municipal. O espaço tem exposições fixas e temporárias, além de saraus.
“A cidade assumiu o trabalho em 2009, mas é importante tornar oficial essa responsabilidade. É fundamental que o prédio e o acervo sejam municipais, afinal o museu abriga a história da cidade por meio dos objetos”, disse a coordenadora Maria Antonieta Sachs Mendes. Para ela, o acervo municipalizado gera maior identificação e proximidade com o público. “Trata-se de uma sensação de pertencimento dos objetos históricos.”
Mais de 12 mil peças compõem o acervo da instituição, sendo 8 mil tombadas. “O processo de passagem desse patrimônio para o município é trabalhoso e feito com muito cuidado, mesmo que acabe demorando mais”, informou Maria Antonieta, que acredita que a municipalização do acervo demore dois anos.
Em nota oficial, a Prefeitura de Piracicaba informou que ao longo dos últimos 15 anos trabalhou em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura na gestão do museu. “A municipalização da instituição sela o reconhecimento, por parte da administração pública, de que a comunidade encontra-se preparada para gerir sua memória e difundir sua cultura por meio das ações do museu municipal”, relatou o Executivo por meio de assessoria nesta sexta-feira (19). O Museu Prudente de Moraes possui objetos da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorada em 9 de julho. E, para celebrar a data, organiza uma exposição temporária todos os anos durante o mês. A exposição sobre a Revolução está aberta até o final de julho e pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, na Rua Santo Antonio, 641, no Centro de Piracicaba.

Deixe uma resposta