Piracicaba sedia Fórum Paulista de Trânsito e Transportes

Piracicaba sediará o 60° Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Trânsito e Transportes nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2015. O encontro será realizado no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, com início às 9h00.
Trata-se de evento promovido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, por meio do Fórum Paulista, onde participam secretários e dirigentes de transportes de vários municípios paulistas, e no qual serão discutidas políticas públicas para melhoria da mobilidade urbana em municípios do Estado de São Paulo e apresentadas as experiências positivas implantadas nas cidades.
Na solenidade de abertura estarão presentes várias autoridades, entre elas Gabriel Ferrato (Prefeito de Piracicaba), Atílio André Pereira (Secretário Municipal de Transporte e Trânsito de Guarulhos e Presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana), Clodoaldo Pelissioni (Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo), José Luis Ribeiro (secretário do Emprego e Relações do Trabalho do governo de São Paulo), Alberto Angerami (Diretor Geral do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN – Ministério das Cidades, Daniel Annemberg (Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/SP), Jorge Akira Kobayaski (Secretário Municipal de Trânsito e Transportes de Piracicaba), Matheus Erler (Presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba), deputado Estadual Roberto Morais, Ailton Brasiliense Pires (Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP).
Após a solenidade de abertura as autoridades farão breve explanação dentro de sua área de atuação, como políticas públicas na área de mobilidade urbana, diretrizes e projetos.
Nas sessões técnicas estão previstas algumas apresentações:
1- Projetos relacionados à melhoria da infraestrutura do transporte coletivo de Piracicaba
2- Modelos de financiamento através da Caixa Econômica Federal
3- Acessibilidade e programa calçada segura de São José dos Campos
4- Financiamento do transporte público
5- Atuação de Guardas Municipais como agentes de trânsito.
De acordo com Jorge Akira, Secretário de Trânsito e Trasnportes de Piracicaba, “o Fórum Paulista é um dos mais importantes encontros do país para debates e troca de experiências, com foco nas questões relacionadas à mobilidade urbana”.
Segundo o prefeito Gabriel Ferrato, “o Forum é uma grande oportunidade de discussão sobre o tema da mobilidade urbana, que representa um dos maiores desafios aos dirigentes públicos, pois envolve diversos aspectos que têm de ser tratados simultaneamente: plano diretor das cidades, intervenções viárias que considere a fluidez do trânsito e os modais de transporte, a qualidade das vias públicas e calçadas, a qualidade do transporte público, o financiamento público e privado e assim por diante. O grande problema é que a maioria das cidades se desenvolveram sem enfrentar grande parte desses problemas e, agora, têm o desafio de buscar soluções em curto espaço de tempo, sem dispor dos recursos necessários.  Enfim, é um grande desafio”.

Deixe uma resposta