Prefeitura anuncia projeto para combate ao mosquito transmissor da dengue

20150302_alefotos_chassi_8502020315153906A Oxitec do Brasil e a Prefeitura de Piracicaba anunciaram ontem, 2, um projeto para combater o mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. Inédito, o trabalho irá utilizar o mosquito Aedes aegypti OX513A – uma linhagem geneticamente modificada do Aedes aegypti selvagem produzida pela Oxitec do Brasil – e visa a diminuir significativamente a quantidade do mosquito da dengue a da chikungunya na área a ser tratada.

“Estamos muito felizes com esta parceria com a Prefeitura de Piracicaba, que reconhece desde já a importância de trabalhar com a nossa solução de combate ao mosquito da dengue e da chikungunya. Este é nosso primeiro projeto desde a aprovação pela CTNBio e diretamente em parceria com um município. Nesta nova fase, vamos investir em coletar ainda mais informações sobre os benefícios alcançados com o controle do principal mosquito transmissor da dengue e ficar cada vez melhor preparados para um possível registro comercial de nosso produto. Desta forma, podemos também continuar otimizando a implantação da solução e aumentar ainda mais o aprendizado que tivemos no trabalho que desenvolvemos durante anos em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP) e a Moscamed”, afirmou Glen Slade, diretor global de desenvolvimento de negócios e responsável pela Oxitec do Brasil.

O secretário municipal de saúde, Pedro Mello, acredita que a solução da Oxitec do Brasil pode ajudar muito no combate ao Aedes aegypti, o principal vetor de transmissão da dengue. “Procuramos sempre estar atentos às novas soluções de combate a esta doença que tantos prejuízos tem causado à população de Piracicaba e de todo o Brasil. Com a chegada da chikungunya, também transmitida pelo Aedes aegypti, tornou-se ainda mais urgente lançarmos mão de todas as tecnologias disponíveis para combatê-lo”, afirmou.

Para o prefeito Gabriel Ferrato, o uso da solução da Oxitec irá trazer enormes benefícios para todos que lutam diariamente contra o mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. “O uso desta solução de forma piloto em nossa cidade ratifica o DNA inovador de Piracicaba, que ao longo dos anos tem demostrado seu pioneirismo em diversas áreas do conhecimento e se destacado principalmente nas questões ligadas à saúde”, disse o Prefeito

 

FERRAMENTA
A solução será implementada primeiramente em uma área de 54 hectares, equivalente a mais de 65 campos de futebol, no Cecap – bairro da região Leste que apresentou maior número de casos de dengue neste início de 2015. No local, vivem cerca de 5 mil pessoas.

O trabalho tem início com a conscientização da comunidade sobre a solução. “Agentes de saúde da Prefeitura e técnicos da Oxitec irão visitar os moradores do local em que os mosquitos serão liberados para explicar como o uso deles pode diminuir a quantidade de mosquitos da dengue e da chikungunya. Criamos inclusive diversos materiais audiovisuais para explicar como funciona o projeto. Neste processo foi fundamental o trabalho e o apoio que recebemos da Secretaria de Saúde”, afirma Guilherme Trivellato, gerente do projeto. E completa: “gosto sempre de reforçar que nossos mosquitos, que batizamos de Aedes aegypti do Bem, não picam e não transmitem doenças”.

A primeira liberação do Aedes aegypti do Bem está prevista para o mês de abril. “Nossa expectativa é que, após 4 a 6 meses de liberação, o nível da população de mosquito transmissor da dengue e da chikungunya na área tratada já tenha caído significativamente em relação às áreas não tratadas”, afirma Trivellato.

Deixe uma resposta