Prefeitura e Mackenzie assinam termo de cooperação para ações do Salão Internacional de Humor

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico), e a Universidade Presbiteriana Mackenzie assinam termo de cooperação para realizar atividades ligadas ao Salão Internacional de Humor. A cerimônia acontecerá no dia 27 de fevereiro, às 10h, no Centro Cultural da universidade, com a presença do prefeito Gabriel Ferrato, da secretária da Semac, Rosângela Camolese, do reitor da Mackenzie, professor Benedito de Aguiar Neto, do pró-reitor de extensão, professor Sérgio Lex, e membros do Conselho Consultivo do Salão.

Com a parceria, que se dará por meio do Centro de Comunicação e Letras (CCL), dos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda, será possível realizar exposições paralelas, lançamentos de livros, palestras, pesquisas e expandir as atividades do Salão, que este ano chega a sua 42ª edição. “A Universidade Mackenzie irá se transformar em um ponto de estudo e de pesquisa do humor gráfico”, afirma a secretária.

O presidente do Conselho Consultivo do Salão e professor do curso de publicidade e propaganda da Mackenzie há sete anos, Adolpho Queiroz, foi um dos articuladores da parceria.  “Como professor da casa e presidente do conselho, entendendo que o Salão precisa de um ‘porto seguro’ para suas ações em São Paulo, empenhei-me para o estabelecimento deste convênio, cujos desdobramentos podem nos consolidar como imagem e exposição na cidade de São Paulo, além de outras mostras que já fazemos e poderemos continuar realizando, como no Metrô, na Galeria do Conjunto Nacional e Museu da Língua Portuguesa, entre outras”, disse.

HISTÓRIA — Criado em 1974, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba serviu como forma de protesto contra a ditadura para um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais da cidade.

Para engrossar o coro contra o regime, ganhou apoio de grandes nomes do humor gráfico nacional, como Millôr Fernandes, Zélio e Ziraldo, e projetou outros, entre eles Glauco, Angeli, Paulo Caruso, Chico Caruso e Laerte, responsáveis pela criação de desenhos de humor em alguns dos principais veículos de comunicação do país.

SERVIÇO – Assinatura do termo de cooperação entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac e CEDHU, e Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dia 27 de fevereiro, às 10h, em São Paulo, no Centro Cultural da universidade, rua da Consolação, 930, Consolação.

Deixe uma resposta