Seminário Regional discute lazer e turismo em nova represa no rio Piracicaba

A formação de um novo reservatório no rio Piracicaba, com a construção de barragem para torná-lo navegável, em fase de licenciamento, abrirá novas possibilidades de atividades econômicas além do transporte de cargas comerciais e da geração de energia elétrica. Atividades de lazer e turismo serão decorrências naturais da formação do reservatório. E para ampliar o entendimento das possibilidades turísticas na região, o Departamento Hidroviário de São Paulo irá realizar em Piracicaba, no próximo dia 31 de março, segunda-feira, o Seminário Técnico Regional “Turismo Náutico – Aproveitamento do novo Piracicaba, Lazer e Turismo, Impulso à Economia”.
O seminário irá discutir com profissionais da área, administração pública e todos os interessados as possibilidades de desenvolvimento de atividades turísticas, navegação esportiva e lazer no reservatório a ser formado com o represamento do rio Piracicaba no projeto de Aproveitamento Múltiplo Santa Maria da Serra (AM SMS).
O AM SMS prevê o represamento do rio Piracicaba entre os municípios de Anhembi e Santa Maria da Serra para possibilitar sua navegação e integrá-lo à Hidrovia Tietê Paraná, além da geração de energia elétrica. A utilização do novo reservatório para atividades de lazer e turísticas é uma decorrência do empreendimento. As águas do novo reservatório irão banhar também os municípios de Águas de São Pedro, São Pedro e Piracicaba.
Neste seminário serão apresentadas a configuração planejada do novo reservatório, casos bem sucedidos, possibilidades e necessidades para implantação de iniciativas na área do Turismo, a experiência de Piracicaba no setor, além de troca de experiências em uma seção de perguntas e respostas com os expositores.
O seminário ‘Turismo Náutico’ será realizado no auditório da Prefeitura de Piracicaba, com início às 18 horas. Além da Acisp, também participam do seminário as prefeituras de Águas de São Pedro, Anhembi, Piracicaba, Santa Maria da Serra e São Pedro, a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, a oscip Pira 21 e a Aglomeração Urbana de Piracicaba.
PROGRAMAÇÃO
DATA: 31 DE MARÇO, 2014
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO CÍVICO – PREFEITURA DE PIRACICABA – Rua Antônio Correa Barbosa, 2.233 – Evento Gratuito.
17h30 Recepção e boas vindas
18h00 Abertura Oficial
18h10 Saudação: Deputado Federal Mendes Thame
18h25 Apresentação: ‘O Reservatório Planejado no AM SMS’ Por Virginia Cleire Pimentel, Consórcio TEVU
18h40 Apresentação: ‘ O Aproveitamento da Represa para o Turismo: Casos e Dados’ Por Walter Garcia, consultor especialista em Turismo Náutico
19h40 Apresentação: ‘Turismo em Piracicaba, a Experiência da Região’ Por Rose Massarutto, Secretária de Turismo de Piracicaba
20h00 Formação de Mesa de Debatedores
20h10 Rodada de Perguntas e Respostas
21h00 Encerramento

 

Deixe uma resposta