Vacinação contra o HPV atinge 42,2% do público-alvo

Balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Piracicaba aponta que 3.585 adolescentes com idade entre 11 e 13 anos receberam a primeira dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) no município. O número corresponde a uma cobertura de 42,2% do público-alvo da campanha.

A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 6.796 adolescentes nesta faixa etária (80% da população residente no município com esta idade). A Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV em Piracicaba teve início no dia 10 de março e segue até 10 de abril.

Além das unidades de saúde, a vacina está sendo aplicada em todas as escolas estaduais e nas escolas particulares que aderiram à campanha. A vacinação contra o HPV é realizada em três doses. A segunda dose será aplicada em setembro, seis meses após a primeira. A terceira e última dose deve ser aplicada 60 meses (cinco anos) depois da primeira aplicação.

Para o secretário de Saúde, é imprescindível que os pais autorizem e estimulem a vacinação das adolescentes. “Pela primeira vez há a aplicação de vacina contra um câncer. Ela é essencial para a prevenção de uma doença que é a terceira que mais afeta a população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil”, alerta Pedro Mello.

Estudos do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que os vírus dos tipos 16 e 18 do HPV, cobertos pela vacina, estão presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero diagnosticados no Brasil. “Os pais devem ficar tranquilos, pois a vacina é preventiva para o futuro da saúde de suas filhas e não uma espécie de autorização para que elas iniciem sua vida sexual”, garante o secretário.

Segundo o balanço da VE, foram vacinadas 1.130 meninas de 11 anos, 1.203 de 12 anos e 1.252 com 13 anos de idade.

Deixe uma resposta