Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution promove setor sucroenergético brasileiro em Cuba

unnamedO Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution realiza de 8 a 10 de abril, missão comercial em Havana, Cuba. Organizada pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ação tem como objetivo promover produtos, equipamentos, soluções e a tecnologia do setor sucroenergético brasileiro na ilha.

A instalação de empresas estrangeiras em Cuba tem sido especialmente estimulada por medidas adotadas pelo Governo desde que o Presidente da República, Raúl Castro assumiu o poder, em 2008, e que visam a reformar o modelo econômico cubano, abrindo-o aos poucos à iniciativa privada.

Ao passar dos anos, a economia e o comércio de Cuba estão se adaptando gradativamente, conforme os avanços, aproximações e investimentos de outros países, como o Brasil.

Nesta missão, 12 empresas brasileiras irão mostrar as vantagens e benefícios brasileiros para toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. “Cuba é um país que vem avançando aos poucos em termos de abertura de mercado internacional. Há alguns anos, através do projeto, estamos fazendo aproximações com associações do setor, como a AZCUBA e, agora teremos a oportunidade de estreitar ainda mais essas possibilidades comerciais”, explicou Flavio Castelar, diretor executivo do Apla.

Durante o evento, os empresários brasileiros e os líderes do setor açucareiro cubano acompanharão apresentações sobre o mercado e o desenvolvimento da cadeia produtiva da cana-de-açúcar em Cuba, além de uma explanação sobre o Projeto 5 de Setembro – terminal internacional de contêineres no porto de Mariel -, coordenado pela Odebrecht em sociedade com a companhia Quality.

Também estão previstas visitas técnicas a instituições de pesquisas e engenhos de açúcar em Havana. Os encontros comerciais e apresentações serão realizados no Hotel Meliá Havana.

 

Sobre o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution

Em dezembro de 2006, o Apla e a Apex-Brasil iniciaram o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution – parceria para promoção das tecnologias, máquinas, equipamentos e serviços para produção de bioenergia em diversos continentes visando a expansão do comércio de toda a cadeia produtiva do setor sucroenergético.

Através dessa parceria, foi implantado um planejamento estratégico que resultou em diversas ações, estudos de mercado, análise da competitividade, mapeamento de novos projetos, participações em palestras, conferências, feiras, congressos, visitas e rodadas de negócios – conjunto de ações determinantes para o considerável crescimento na geração de negócios internacionais relacionados ao setor da cana-de-açúcar.
O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution agrega empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroenergético, cobrindo a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, desenvolvimento de variedades de cana e prestação de serviços diversos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados. Além de possuir um expressivo número de plantas processadoras de cana, respondendo por um percentual significativo da produção do setor.

Aumentar o faturamento real dos integrantes do projeto, atrair oportunidades de negócios para o Brasil, maximizar a vantagem competitiva para as empresas brasileiras, fortalecer a geração de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e sua aplicação no setor, promover produtos, serviços, tecnologias nos mercados externos, e desenvolver parcerias estratégicas com instituições nacionais e internacionais em sintonia com as demandas do mercado, são alguns dos objetivos do Projeto Sugarcane Bioenergy Solution.

Deixe um comentário