Outubro Rosa com Arte

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

unnamed (1)

Obra da artista plástica Sandra Huang.

Campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero, o Outubro Rosa é um momento que deve provocar uma reflexão sobre a as relações das pessoas com seu corpo e com o tempo.

Os trabalhos de Sandra Huang enfocam, de diversas maneiras, a questão do tempo, central quando se pensa na prevenção, no tratamento e na existência de uma vida renovada após o diagnóstico e o conhecimento das formas desenvolvidas pela medicina para cuidar das questões de saúde física e mental envolvidas nessa caminhada.

As imagens da artista estabelecem conexões entre as três dimensões do tempo conhecidas. É com as experiências do passado que construímos o presente e tentamos dar os passos para o amanhã em que desejamos estar. Trata-se de um processo que demanda um amadurecimento contínuo e a consciência da valorização daquilo que se é e que se deseja ser.

As criações visuais nos levam para um universo da reflexão sobre aquilo que somos e o que podemos ser. A maneira como se enfrenta a vida e, por maiores que sejam as dificuldades, a capacidade de manter o otimismo e a crença nas próprias potencialidades parecem ser sempre os melhores caminhos a percorrer.

*Oscar D’Ambrosio (@oscardambrosioinsta) é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus.

Deixe uma resposta