FALA SÉRIO!

Os textos de diferentes autores publicados nesta seção não traduzem, necessariamente, a opinião do site. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

LIBERDADE  DE IMPRENSA

Hoje faz uma semana do irracional atentado contra o jornal francês Charlie Habdo que matou mais de 12 pessoas e um total de 20 até a morte dos terroristas. Este fato fez com que a questão da liberdade de imprensa fosse amplamente discutida. Tudo isso me remeteu a década de 70 na administração João Herrmann Neto, talvez eu e o Cecílio Elias Neto fossemos os mais críticos e denunciamos tudo o que aconteceu neste período da politica piracicabana. Tenho que confessar que em nenhum momento apesar de todas as denúncias que diariamente publicávamos o prefeito João Herrmann usou de qualquer forma de discriminação ou atitudes de represália contra a minha pessoa. João morreu e morreu meu amigo, foi um democrata que orgulho ter convivido como jornalista e como amigo. Que fique para os atuais governantes da cidade o exemplo. Infelizmente não posso dizer o mesmo de outros que passaram pela prefeitura e agiram e agem como ditadores.

MAIS MULTA 

A notícia é de causar espanto, o Departamento de Estradas de Rodagem – DER – vai colocar mais 11 radares nas estradas da região. Na edição passada da coluna FALA SÉRIO! destacamos a vergonha dos buracos nas estradas da região. A omissão do deputado estadual Roberto Moraes, do candidato derrotado a Federal Mendes Thame, agora assumindo uma vaga como suplente e do prefeito Gabriel Ferrato, alias, um do partido aliado ao governo, o PPS e os outros dois do mesmo partido do governador o PSDB.

MAIS MULTA II  

A população de Piracicaba não pode pagar pela incompetência de seus representantes. Estamos aguardando uma posição oficial dos “representantes do povo” que tiveram uma votação expressiva na cidade e agora tem que corresponder prestando contas e lutando pelos cidadãos desta região. Ser eleito só para ter carro à disposição, assessores, motorista, verbas de representação, subsídios etc, etc, não esta certo, FALA SÉRIO!

MAIS MULTA III

Será que eles vão esperar que os buracos emendem um ao outro nas rodovias da região para ver se fica tudo nivelado. Enquanto isso os radares vão sendo espalhados  pelas rodovias para aumentar a arrecadação do estado. A população aguarda uma resposta.

AGUA SITUAÇÃO GRAVISSIMA

A situação do abastecimento de água no estado de São Paulo é gravíssima. Independentemente da falta de chuvas, a falta de investimentos já dura mais de 20 anos. Técnicos já viam alertando para o problema e o governo preferiu pagar dividendos para os acionistas da SABESP do que investir em novos sistemas. O último governador a fazer isso foi Paulo Maluf e já faz tempo. Agora não adianta querer tirar a rolha do poço. Os governantes do PSDB foram incompetentes na gestão dos recursos hídricos no estado e agora temos que literalmente tirar água do esgoto para atender a população.

BARJAS BEM QUE TENTOU

Pessoas ligadas ao governo do estado informaram esta coluna que o ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri bem que tentou emplacar uma Secretária, informaram que foi a da Educação, mas não deu certo, Barjas pertence ao grupo do senador José Serra e Geraldo Alckmin não quer por azeitona no pastel do senador tucarno José Serra e muito menos na do Aécio. Alckmin quer disputar a próxima eleição para presidente da República.

ATÉ QUE ENFIN

Conforme divulgamos nesta coluna o asfalto em Piracicaba é uma vergonha. A prefeitura inicia hoje a modernização da Av. Centenário com obras de infraestrutura e novo asfalto. A promessa é que em janeiro de 2016 toda obra seja entregue. Mas, isso precisa ser feito em várias avenidas e ruas da cidade. Ficar emendando buraco não dá mais. Repito não podemos nos conformar com coisa ruim e achar que está tudo normal, afinal  já faz dois anos que Gabriel Ferrato está a frente da prefeitura. Alias, não é somente o asfalto tem que se preocupar também com as calçadas.

AFINAL QUAL A VERDADE?

O que levou o prefeito Gabriel Ferrato a mudar a direção da FM Educativa?

O  NOVO ABC

O corredor que vai de Sorocaba, passa por Salto, Indaiatuba, Campinas, Sumaré, Piracicaba, Limeira e agora Iracemápolis vai se transformando no novo ABC paulista, isto é, um gigantesco polo automotivo. Nestas cidades estão instaladas grandes montadoras e empresas de autopeças. Nesta semana que passou a Mercedes-Benz anunciou que vai instalar sua fábrica em Iracemápolis na região de  Piracicaba. Mais quatro empresas de grande porte e outros 50 pequenas deverão se instalar próximo a Mercedez,  gerando mais de quatro mil empregos.

O NOVO ABC II

A nova fábrica  da Mercedez-Benz vai dobrar  o orçamento da cidade e aumentar em 55% os postos de trabalho que até hoje vivia em função de uma usina de açúcar, já começa a receber novos investimentos como a instalação de uma unidade do SENAI que vai atender o setor agropecuário e a nova indústria,   lojas da Cybelar e do Magazine Luiza, restaurantes e até um hotel. A nova unidade da Mercedez que deverá produzir o Classe A beneficia diretamente todos os municípios da região de Piracicaba.

MANUAL CONTRA A CORRUPÇÃO

A partir desta coluna vamos ajudar o presidente da Câmara, Matheus Erler e os nobres vereadores a identificar casos de corrupção. Juristas experientes dão as dicas de como identificar um administrador que esteja desviando recursos públicos.

AULA I

Lembre-se de que é praticamente impossível o prefeito fraudar a prefeitura sozinho. Prestem atenção às ações dos responsáveis por: a) compras b) almoxarifado c) recebimento de serviços prestados à prefeitura d) contabilidade  e) tesouraria. Na semana que vem tem mais.

 

Fala Sério! é publicada toda quarta-feira no jornal Tribuna Piracicaba e no site da Tribuna e de A Província. Também pode ser acessada pelo Facebook: Falasério djalma lima

 

 

Deixe uma resposta