Cases promovem 12ª Ginpeca

ginpeca

Os Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) promovem na próxima semana (16 a 19/10), a 12ª edição da Ginpeca (Gincana Pedagógica do Case). A Abertura acontece na segunda-feira (16), no Teatro São José, a partir das 14h. As outras atividades da Ginpeca acontecem na unidade do Case Algodoal nos períodos da manhã e tarde.

Corrida do copo, corrida da bola, corrida do saco, desafio da caneta na garrafa, queimadão estão entre as atividades propostas pelo grupo de educadores responsáveis pelos Case. Trabalhar em equipe, estimular a colaboração, a coletividade, o raciocínio estão entre os objetivos lúdico-pedagógicos das atividades, mas o objetivo geral, conforme material de divulgação é “proporcionar um momento de socialização e integração entre as crianças e adolescentes ampliando o conhecimento econsequentemente fortalecendo os vínculos com este público”.

Na justificativa a realização da Gincana, que congrega usuários das sete unidades, está a explicação da importância do jogo no aprendizado de vivência em sociedade “O jogo pode representar para o indivíduo uma forma de inclusão no grupo social pela qual ele aprende a ouvir e a considerar o ponto de vista do outro, a ganhar, a perder e a respeitar regras na construção comum da vivência em grupo”.

Os Cases, conforme descrição do sítio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), são serviços de convivência e fortalecimentos de vínculos, desenvolvidos pela Semdes em parceria comAssociação Atlética Educando pelo Esporte e atendem diariamente crianças e adolescentes entre seis e 15 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente aquelas que se encontram em situação de trabalho infantil, inserindo-as no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, do Governo Federal.
O serviço tem capacidade para atender cerca de 1.100 crianças e adolescentes/mês disponibilizando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Possibilita a ampliação do universo informacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes, bem como estimula o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.
O trabalho visa momentos de promoção da socialização e aprofundamento dos relacionamentos, oferecendo aos participantes a vivência de espaços coletivos de diálogo, respeito à opinião e a valores do outro. No atendimento são trabalhados temas de interesse das crianças e adolescentes.

As unidades estão localizadas nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Itapuã, Jardim Oriente, Parque dos Sabiás e Parque Orlanda.

O Teatro São José está localizado na Rua São José, 799. O Case Algodoal está localizado na Rua Pompilho Rafael Flores, 250.

Deixe um comentário