Centro de Humor abre duas mostras e encerra inscrições para Salãozinho

Exposição no Metrô pode ser vista na Estacao Corinthians-Itaquera - foto Dirso Barelli

Exposição no Metrô pode ser vista na Estacao Corinthians-Itaquera – foto Dirso Barelli

Em clima de expectativa para os 40 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, duas exposições serão abertas nos próximos dias, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), e em São Paulo, na Estação Corinthians-Itaquera. Até 12 de agosto, estudantes de 7 a 14 anos também podem se inscrever no 11º Salãozinho de Humor.

Alimentação é o tema dos 32 cartuns que compõem a mostra Humor sobre a Mesa, com visitação a partir de sexta-feira (9), no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, no campus piracicabano da USP (Universidade de São Paulo). A exposição traz desenhos selecionados para o Salão de Humor de 2011, quando os artistas foram convidados a produzir obras para a categoria Alimentação.

Entre os temas abordados nos cartuns estão o desperdício de alimentos, os transtornos alimentares, o aumento da população de obesos pelo mundo e assuntos como fast-food e slow-food. Artistas de diversas nacionalidades assinam as obras, como o cubano Aristides Esteban Hernandez Guerrero (Ares), os espanhóis Anne Derenne e David Vela e os brasileiros Bruno Aziz, Elihu Ribeiro Duayer Filho e Samuca.

“Levar uma mostra do Salão para a Esalq pelo quarto ano consecutivo celebra uma boa parceria, pois o público universitário sempre se identifica com a linguagem do humor gráfico. E este ano é especial, já que o conjunto de cartuns fala sobre um tema inerente ao ensino prático daquela instituição agronômica”, diz o cartunista Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), órgão da Semac (Secretaria da Ação Cultural) responsável pelo Salão de Humor.

A mostra é correalizada com a Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária, Seção de Atividades Culturais, Museu Luiz de Queiroz e Esalq/USP.

NO METRÔ – A mostra Caricaturas do Salão Internacional de Humor reabre, sábado (10), na Estação Corinthians-Itaquera do Metrô de São Paulo. A exposição, que já passou pela Estação Clínicas, traz 28 obras do acervo do CEDHU Piracicaba, a maioria de brasileiros consagrados que tiveram seu talento reconhecido no tradicional evento das artes gráficas.

Organizada em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo, a exposição reúne caricaturas de personalidades como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Raul Cortez, Papa Bento 16, Tim Maia, Chico Buarque, Hugo Chávez, Dercy Gonçalves, Zé do Caixão, Maguila e Frida Kahlo.

SALÃOZINHO DE HUMOR – Os estudantes de 7 a 14 anos têm até segunda-feira (12 de agosto) para enviar seus desenhos ao 11º Salãozinho de Humor de Piracicaba. O regulamento do concurso está disponível no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

O Salãozinho segue os moldes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que celebra 40 anos em 2013. Os desenhos passam por uma comissão de seleção e premiação, que avalia qualidade, linguagem e técnicas utilizadas. Os três primeiros colocados recebem prêmios divididos em duas faixas etárias: 7 a 10 anos e 11 a 14 anos.

Cada estudante pode enviar até duas obras nas categorias charge, caricatura, cartum ou tiras/história em quadrinhos. São aceitos desenhos com qualquer técnica e tema livre. “Surpreendemo-nos cada vez mais com a imaginação e a capacidade crítica dos trabalhos”, comenta Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico).

O esporte foi o tema predominante nas caricaturas enviadas ao Salãozinho em 2012, com Neymar e Ronaldinho Gaúcho. A presidente Dilma e o deputado Tiririca também ganharam divertidas versões, assim como os personagens da Turma da Mônica e Chaves. Assuntos como meio ambiente e redes sociais foram abordados em charges e tiras. Em 2012, o Salãozinho recebeu 3.400 inscrições de 58 escolas. A exposição teve 255 desenhos.

O Salãozinho tem como parceiros a Diretoria de Ensino de Piracicaba e a Secretaria Municipal de Educação. A mostra abre no dia 25 de agosto, às 10h, no Engenho Central.

40º SALÃO – O Salão de Humor abre sua mostra oficial no dia 24 de agosto, no Engenho Central. As visitas vão até 20 de outubro. Serão 442 obras, a maior mostra da história do evento. Com recorde de inscrições, o 40º Salão recebeu 4.180 trabalhos enviados por 966 artistas gráficos de 64 países. O total de R$ 47 mil em prêmios será concedido aos primeiros colocados nas categorias caricaturas, charges, cartuns e tiras, além das obras com os temas Futebol e Unimed Saúde.

Deixe uma resposta