Estudantes podem enviar desenhos para o 11º Salãozinho de Humor

Barack Obama de João Ruiz Alves Cavalcante garantiu primeiro lugarColocar em prática a criatividade para a produção de desenhos que despertem o riso e a crítica é a proposta que o Salãozinho de Humor de Piracicaba faz aos estudantes de 7 a 14 anos. As inscrições para a 11ª edição do concurso estão abertas até 12 de agosto.

O Salãozinho segue os mesmos moldes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que celebra 40 anos em 2013 e será realizado de 24 de agosto a 20 de outubro, no Engenho Central. Os desenhos passam por uma comissão de seleção e premiação, que avalia qualidade, linguagem e técnicas utilizadas. Os três primeiros colocados recebem prêmios, divididos em duas faixas etárias: 7 a 10 anos e 11 a 14 anos.

Uma das exigências é que os participantes estejam matriculados em escola pública ou particular. Cada estudante pode enviar até duas obras nas categorias charge, caricatura, cartum ou tiras/história em quadrinhos. São aceitos desenhos com qualquer técnica e com tema livre. O regulamento está no blog www.salaodehumor.blogspot.com.

Realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), o Salãozinho tem como parceiros a Diretoria de Ensino de Piracicaba e a Secretaria Municipal de Educação. “O desenho é uma linguagem universal e as crianças se comunicam facilmente por meio dele, por isso o Salãozinho de Humor é um sucesso a cada edição”, diz Rosângela Camolese, secretaria da Ação Cultural.

TEMAS RECORRENTES – O esporte predominou como tema nas caricaturas da edição anterior, com os jogadores Neymar e Ronaldinho Gaúcho. Figuras políticas como a presidente Dilma Rousseff e o deputado Tiririca ganharam divertidas versões, como os personagens da Turma da Mônica e Chaves. Assuntos como meio-ambiente, redes sociais e uso das tecnologias foram abordados nas charges e tiras.

Em 2012, o Salãozinho recebeu 3.400 inscrições de 58 escolas. A exposição teve 255 desenhos. Na categoria 7 a 10 anos, o carioca João Ruiz Alves Cavalcante se classificou em primeiro lugar com a caricatura de Barack Obama. Letícia Namie Hyonemoto, de Piracicaba, venceu a categoria 11 a 14 anos com a charge do hit Para Nossa Alegria.

SERVIÇO – Inscrições para o 11º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Até 12 de agosto. Envio de trabalhos: CEDHU Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba – SP, CEP 13405-123). Mais informações: (19) 3403-2615, 3403-2621 e 3403-2620, pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Deixe um comentário