O Sagrado e o Contemporâneo no Museu Prudente de Moraes

bettiol3A Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Museu Prudente de Moraes, apresenta a exposição O Sagrado e o Contemporâneo. Realizada pelo grupo Garage – Coletivo de Arte, que reúne artistas de Santos e de outras cidades do litoral paulista, a mostra retrata, por meio de várias linguagens artísticas, uma visão da obra O Poder do Mito, de Joseph Campbell, expondo uma análise própria de como o sagrado é representado nos dias atuais. Com apoio da Secretaria de Cultura de Santos, O Sagrado e o Contemporâneo pode ser visitada até o dia 21 de junho, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Composta por vídeos, pinturas, performances de dança, poesia e debate, a mostra é assinada pelos artistas Adriana Barbieri (bailarina e performer), José Manoel de Souza Neto (artista plástico – in memoriam), Marcelo Ariel (poeta), Olegário Monteiro (artista plástico), Tatiana Justel (bailarina e performer) e Costa Villar (artista plástico). Tem participações especiais do artista plástico piracicabano Claudinei Bettiol e do crítico de arte Fábio San Juan, que atuará como mediador do debate realizado pelos artistas no dia da abertura da exposição.

Para a secretária da Semac, Rosângela Camolese, é importante a vinda de uma mostra tão eclética como O Sagrado e o Contemporâneo a Piracicaba. “É um prazer receber os artistas do grupo Garage no Museu Prudente Moraes. “Convidamos a todos para ver os trabalhos, que fazem um passeio por diversas expressões, entre elas as artes visuais, dança, música, literatura e filosofia”, disse.

Para Renata Gava, diretora do Museu Prudente, a mostra vai ao encontro da dinâmica e do perfil implantados no espaço. “O interessante desta exposição é a unicidade dada pelos artistas que, mesmo utilizando de várias linguagens visuais, congregam símbolos, formas e arte como ferramentas para uma reflexão da sociedade contemporânea”, disse.

 

Sobre o Museu Prudente de Moraes

Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local onde morou e advogou o primeiro presidente civil do Brasil. Um dos mais antigos do gênero histórico e pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético, reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas, entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

 

Sobre a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural)

Criada em 1992, a Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba tem importante papel na promoção, manutenção e desenvolvimento de atividades culturais no município, por meio de estudo, proposição e negociação de convênios com entidades públicas e privadas para a implementação de programas especiais de cultura, em articulação com as demais secretarias municipais; ações visando o levantamento, a documentação e a proteção do patrimônio arquivístico, arquitetônico, histórico e artístico; incentivo, a proteção e a integração das atividades artísticas; organização e a administração de teatros, centros culturais, biblioteca e outros espaços e equipamentos voltados para a preservação de valores históricos e para o fomento de atividades culturais e artísticas, sem qualquer restrição de natureza política, filosófica, ideológica, étnica ou religiosa; organização e promoção de festividades e acontecimentos relacionados com o calendário histórico e cultural oficial e popular; a administração do Fundo de Apoio à Cultura;

 

SERVIÇO – Exposição O Sagrado e o Contemporâneo. Abertura dia 7/05, às 19h. Visitação de 7/5 a 21/06, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. No Museu Prudente de Moraes, rua Santo Antonio, 641, Centro, Piracicaba. Informações: (19) 3422-3069.

Deixe uma resposta