Pinacoteca abre duas exposições

A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) abriu no sábado, 08, das 17h às 22h, duas mostras de artes integradas na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. A Sala 1 do espaço recebeu“Diálogo Sobre o Diálogo Sobre o Diálogo”, com o Coletivo Repartição Pública & Convidados (Leonardo Akio, Flávio Cerqueira e Participantes do 43º SAC Piracicaba). Já a Sala 2 conta com os trabalhos da exposição “Media Memory Collection#1”, de Kika Nicolela. A entrada, em ambas as exposições, é gratuita.

 

DIÁLOGO SOBRE O DIÁLOGO SOBRE O DIÁLOGO

A exposição Diálogo sobre o Diálogo sobre o Diálogo é uma proposta do Coletivo Repartição Pública feita aos artistas que participaram do 43º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. Partindo de discussões frequentes sobre a inserção de jovens artistas no mercado via salões de arte e editais, a mostra levanta questões que estão ligadas à legitimação de um trabalho enquanto arte, à pesquisa poética e produção contemporânea. O Coletivo propôs aos artistas que dialogassem sobre estes temas através de intervenções e trabalhos, criando uma conversa visual marcada pela pluralidade das poéticas.

Não existe trabalho inédito, assim como não existe poética sem pesquisa, e não existe pesquisa sem referência. Todo trabalho de arte é fruto de uma investigação e uma constante revisitação ao que se cria. Um artista vê e revê seu trabalho, pensa e repensa sua obra a partir de suas experiências e referências, que mudam a cada dia. Manter um diálogo sobre estas questões não é apenas falar sobre salões de arte e processos de legitimação, mas pensar sobre o próprio processo de criação.

MEDIA MEMORY COLLECTION #1

Com o projeto Media Memory Collection, a artista Kika Nicolela recolheu doações temporárias de filmes caseiros antigos que estariam destinados ao lixo ou ao esquecimento e, com o apoio da LIFT (Liaison of Independent Filmmakers of Toronto), realizou a digitalização de todo o material recebido – totalizando aproximadamente 30 horas de vídeo. Os participantes receberão de volta os filmes originais, junto com cópias digitais do material doado em DVD, para que eles possam acessar a memória familiar contida nesses suportes que, de outra maneira, acabaria se perdendo.

Esse material digitalizado servirá como base para uma série nova de vídeos e fotos da artista. A primeira obra da série, Media Memory Collection #1, é o vídeo que será exibido na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. O vídeo estará em looping no auditório da Pinacoteca entre 09 e 20 de setembro. “Por várias décadas, a película foi usada como documento e memória pessoais. A quantidade de filme acumulado é assombrosa, e grande parte desse material original está se perdendo, acaba sendo guardado sem o cuidado devido ou, simplesmente, jogado no lixo. Este foi o ponto de partida para o projeto Media Memory Collection”, comenta Kika Nicolela.

Media Memory Collection foi selecionado pelo programa internacional de residência artística da LIFT (Liasion of Independent Filmmakers of Toronto), no Canadá, instituição cuja missão inclui facilitar e promover a prática artística cinematográfica. Durante os meses de julho e agosto de 2012, a artista teve acesso aos equipamentos e assessoria técnica da instituição para a realização da transferência do material analógico para vídeo de alta-definição.

 

SERVIÇO:

Exposições Diálogo sobre o Diálogo sobre o Diálogo e Media Memory Collection #1. As exposições estarão abertas à visitação até o dia 20/09, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 18. A entrada é gratuita. Para mais informações, o telefone é (19) 3433-4930.

 

Deixe um comentário