Projeto Beira-Rio divulga vencedores do concurso cultural

A divulgação nas escolas, o trabalho dos professores em sala de aula e a elevação da consciência ambiental entre os estudantes fizeram do Concurso de Desenho e Redação Piracicaba Lugar de Gente que Ama o seu Rio uma edição memorável.

O bom nível dos trabalhos entregues fez com que a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Pira 21, entidade que promove o concurso por meio do Projeto Beira-Rio em convênio com a Petrobras, abrisse o ranking para novas colocações e, consequentemente, premiações.

“À medida que avançávamos [na leitura dos trabalhos], decidimos selecionar não a melhor redação, mas os três melhores, tanto para fazer justiça ao bom desempenho dos concorrentes quanto para estimular esse processo nas escolas participantes, pois os professores foram envolvidos e eles terão retorno do processo”, diz o professor universitário e jurado, Ely Eser Barreto César.

E mais. “Como os professores com experiência no ensino universitário presentes, conhecemos as limitações da atual geração para a escrita e o domínio da língua, de modo que foi gratificante reconhecer estar havendo progressiva melhora no desempenho escolar dos alunos, sobretudo da escola pública. Naturalmente este fato precisa de mais tempo para ser verificado em seu conjunto, mas a amostragem foi vista por todos nós como animadora.”

Assim, a coordenação do concurso decidiu presentear os 2º e 3º colocados de todas as categorias com um livro. Na Categoria 3, além dos três primeiros colocados, haverá premiação em menção honrosa para uma poesia.

O evento é dirigido a estudantes do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio ou 4º ano do ensino técnico. O concurso cultural avaliou os trabalhos em quatro categorias: Categoria 1 Desenho para crianças dos 1º e 2º anos do ensino fundamental; Categoria 2 Desenho para estudantes do 3º ao 5º ano do ensino fundamental; Categoria 3 Redação a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental; Categoria 4 Redação para jovens do ensino médio ou técnico.

“A qualidade das redações nos impressionou a, sobretudo a dos dois segmentos do ensino fundamental, isto é, dos estudantes de sete a 13 anos. Concluímos que possivelmente o processo de aproximação destes alunos do programa estadual, adotado em todas as escolas públicas com evidente influência sobre as escolas particulares, do ler e escrever. Tanto com relação à qualidade gramatical, quanto à criatividade e boa elaboração da idéia básica escolhida pelo aluno para sua redação, nos impressionou. O mais impactante foi que a decisão para a primeira colocação em cada segmento foi unânime, em alguns casos beirando ao encantamento”, conta o professor Ely.

Participaram da última edição do concurso 38 escolas públicas e particulares de Piracicaba. No total foram julgados 141 trabalhos. Os vencedores do concurso serão comunicados por meio de contato telefônico com a escola do aluno. A premiação está prevista para o final do mês de agosto, com data e horário a definir, mas que deverá ocorrer durante a cerimônia de entrega da obra da etapa 3B do Projeto Beira-Rio.

 

VENCEDORES:

Confira a lista dos vencedores dos premiados. Apenas o primeiro colocado recebe o prêmio citado no cabeçalho de cada ranking.

 

Categoria 1 – Desenho – MP4 player

Vencedora: Ana Caroline Monis Martins de Souza do Colégio Lúdico (aluna 1º ano).

2º lugar: César Medeiros Dos Santos da Escola Municipal Prof. Euclides Buzetto (aluno 1º ano)

3º lugar: Felipe Massicato Rasera do Colégio Salesiano Dom Bosco (aluno 2º ano).

 

Categoria 2 – Desenho – Máquina Fotográfica Digital

Vencedor: Matheus Henrique de Godoy da Escola Municipal Geraldo Bernardino (aluno 5º ano).

2º lugar: Beatriz Jurado Rocha do Colégio Épico (aluno 4º ano).

3º lugar: Jade Soares Flórios da Escola Estadual Prof. Mário Boscolo (aluna do 5º ano).

 

Categoria 3 – Redação – Tablet

Vencedora: Isadora de Moraes Vieira da Escola Estadual Dr. Jorge Cury (aluna do 5º ano).

2º lugar: Gabriela Cavalcante Bazanela do Instituto Baronesa de Rezende (aluna do 9º ano).

3º lugar: Yasmin Pereira Guimarães da Escola Estadual Prof. Jethro Vaz de Toledo (aluna 6º ano).

 

Poesia – Menção Honrosa

Nome: Mariana Batochio Netelenbos do Colégio Portal do Engenho (aluna do 8º ano).

 

Categoria 4 – Redação – Notebook

Vencedora: Maria do Carmo Gomes Ferreira do Ceeja Prof. Antonio José Falcone (aluna do 3º ano Ensino Médio).

2º lugar: Daniela Antônia Negri do Colégio Salesiano Dom Bosco (aluna do 2º ano ensino médio).

3º lugar: Paola Caroline da Silva Mira da Escola Estadual Prof. Elias de Mello Ayres (aluna 3º ano Ensino Médio).

 

 

 

Deixe um comentário