Teatro do Engenho recebe concertos do Feimep até o dia 25

Hot Jazz Club promete mescla de estilos - foto Antonio-Trivelin
Apresentações com entrada gratuita integram a programação artística do 6º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba) até 25 de julho. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes de cada atração, prevista sempre para as 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Parque do Engenho Central.
 
Na segunda-feira, 20, a soprano Marília Vargas une-se a Juliano Buosi (violino barroco) e Guilherme de Camargo (teorba) para o espetáculo Divino e Humano, de músicas italianas do século 17. O repertório traz os mais belos exemplos de canções de elevação espiritual, de cunho religioso, e da música secular, que canta os afetos do homem em seu cotidiano.
 
A fusão do clássico com o jazz manouche é a aposta do Hot Jazz Club com o Manouche en Concert, atração da terça-feira, 21. Bina Coquet e Marcelo Modesto (violão cigano), Gilberto de Syllos (contrabaixo acústico), Thadeu Romano (acordeom) e Ernani Teixeira (violino) trazem versões ciganas de melodias consagradas de Bach, Mozart, Beethoven, Brahms, além de Debussy e Fauré. Temas de Django Reinhardt, Angelo Debarre e Dorado Schmitt estão no programa. 
 
O violoncelo é o carro-chefe do Fukuda Cello Ensemble, criado em 2006 na capital paulista. O orientador do grupo, Ricardo Fukuda, traz a noite de quarta-feira, 22, a estreia de Jangada de Iemanjá, do maestro Ernst Mahle. A apresentação conta com a soprano Sandra Félix, que executa as Bachianas Brasileiras no. 5, de Villa-Lobos, e L’Abbé Agathon, de Arvo Part.
 
MASTERCLASSES – Realizado pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Jornal de Piracicaba e Revista Arraso, o 6º Feimep conta também com programação pedagógica, em que 129 estudantes de 45 cidades e oito estados participam de masterclasses com professores do Brasil, Estados Unidos e Canadá.
 
Aberta no domingo, 19, a programação artística teve apresentação da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), sob regência do maestro Jamil Maluf e solo da pianista Jasmin Arakawa. Obras de Scriabin, Brahms e Tchaikovsky integraram o repertório, em duas sessões no Teatro do Engenho Central.
 
O prefeito Gabriel Ferrato destacou a vinda de Jamil Maluf para a direção artística e regência titular da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, desde o início deste ano. Ele disse que o Feimep figurou como impulsionador para que a conquista da temporada de concertos mensais. “A revitalização da OSP é um passo decisivo para que a cidade tenha um festival cada vez melhor, para a formação de público e músicos.”
 
Diretor artístico e pedagógico do Feimep desde a segunda edição, André Micheletti abriu seu pronunciamento agradecendo o apoio de 18 empresas ao evento, mesmo num ano de crise econômica nacional. “A bandeira do Feimep significa acesso à cultura, sem distinção. O nosso sonho é que um dia, nesse país, a erudição seja a direção contrária ao elitismo.”
 
Para o diretor do Jornal de Piracicaba e Revista Arraso, Marcelo Batuíra Cunha Losso Pedroso, o concerto de abertura representa, de uma forma coesa, os esforços de Piracicaba em prol de uma grande orquestra e um festival de música de qualidade artística e pedagógica. “Esperamos manter o Feimep nos próximos anos e conseguir, cada vez mais, ampliá-lo.”
 
São apoiadores o Sesi, Senac, Associação Amigos Mahle, Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Empem, Rádio Educativa FM, Secretaria Municipal de Educação, Jornal A Tribuna Piracicabana, Center Flat Service, Maison Vivenda Buffet, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Frias Neto Consultoria de Imóveis, Coplacana, Pousada Central, Pousada do Engenho, Bom Jesus Hostel, Di Pappi Padaria e Restaurante Tomate Seco.
 
6º Feimep – programação artística
22 de julho | quarta-feira | 20 horas
Fukuda Cello Ensemble
 
23 de julho | quinta-feira | 20 horas
Concerto dos professores do Feimep
 
25 de julho | sexta-feira | 17h30*
Apresentação dos alunos do Feimep
 
24 de julho | sexta-feira | 20 horas
Antal Zalai apresenta 24 Caprichos para violino de Paganini
 
25 de julho | sábado | 20 horas
Concerto de encerramento do 6º Feimep
Jamil Maluf, regente
 
*Excepcionalmente na Empem (rua Santa Cruz, 1155, Bairro Alto)
 
SERVIÇO – 6º Feimep. Atrações às 20h no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. Ingressos gratuitos podem ser retirados uma hora antes. Mais informações:www.fb.com/festivalfeimep, www.feimep.com.br ou (19) 3413-5212.

Deixe uma resposta