O lado escuro da alma

janelas

Globo Livros

A psicanalista Ana Beatriz Barbosa Silva é chamada por parte da mídia, com uma boa dose de veneno, de “divã da auto-ajuda em psiquiatria”. Isso porque, em suas obras que retratam vários tipos de comportamentos disfuncionais (Mentes Ansiosas, Mentes Inquietas, Mentes Perigosas, Mentes Consumistas, e outras), ela usa de um tom claro e fácil, sem muitas citações eruditas ou notas de pé de página.

Ao contrário, usa sempre de um tom pop para suas obras, que citam trechos de músicas brasileiras a cada capítulo (como a de Lanterna dos Afogados, “quando tá escuro e ninguém te ouve” para falar de síndrome do pânico). Ela aparece bastante em programas de TV, de Domingão do Faustão a Mais Você, e atua como consultora para as novelas da amiga Glória Perez.

Popular assim, a médica e escritora, já foi acusada de plágio por colaboradores e teve livros com distribuição interrompida. Tirando isso, o fato é que seus livros são gostosos de ler. Seu mais recente, Janelas da Mente (Globo Livros, 196 páginas, R$ 34,90), é o seu segundo mergulho na ficção e traz bem creditado o parceiro de inspiração, o publicitário Eduardo Mello Guimarães. São 12 contos que abordam todo tipo de comportamento disfuncional, de compulsão a ninfomania, de depressão a anorexia. Tudo com um toque de humor. São esquemáticos? Sim. São gostosos de ler? Também.

ana beatriz

Ana Beatriz Barbosa e Silva

Deixe uma resposta